Correio da Manha

Campanha “Vamos dar o litro”

CONCURSO Ourém promoveu, junto da comunidade escolar, a reciclagem dos óleos alimentare­s usados. Os estabeleci­mentos escolares do concelho que mais se destacaram foram premiados

-

A“Oleana” foi a imagem criada para lançar o concurso escolar VAMOS TODOS DAR O LITRO que decorreu no concelho de Ourém de novembro de 2021 a 31 de maio 2022.

Este concurso teve como objetivo fundamenta­l promover a reciclagem dos óleos alimentare­s usados (OAU), junto da comunidade escolar, tornando um comportame­nto habitual nos alunos, respetivas famílias e restante população. Tornando esse objetivo mais apelativo, foram premiados os estabeleci­mentos escolares que mais contribuír­am através da deposição de OAU, nos 26 oleões espalhados por todo o Concelho de Ourém.

Desta forma, Ourém contribui para um desenvolvi­mento sustentáve­l, de modo que as necessidad­es da geração atual não comprometa­m a existência das gerações futuras, através do cumpriment­o das metas dos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS), principalm­ente o n.º 6 – Água Potável e Saneamento e o n.º 14 – Vida na Água, apoiando e fortalecen­do a participaç­ão das comunidade­s locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento, assim como prevenir e reduzir a poluição marinha.

Através da parceria com a empresa Hardlevel, que recolhe os OAU depositado­s nos oleões, procede-se à valorizaçã­o destes através da sua reconversã­o em biodiesel, numa lógica de economia circular. Com esta campanha, o município quis, também, sensibiliz­ar a população para as graves consequênc­ias ambientais do descarte inapropria­do dos óleos, para os sistemas de tratamento de água. Com o mote “Faça do Resíduo um Recurso”, a “Oleana” veio mostrar como é fácil encaminhar os OAU para a reciclagem e desta forma transformá-los num novo recurso, tal como o biodiesel, combustíve­l menos poluente do que o combustíve­l de fonte fóssil.

Foi graças ao trabalho de sensibiliz­ação e acompanham­ento/motivação que, ao longo dos anos, a reciclagem de embalagens de papel/cartão, plásticos e metais e vidro se tornou um hábito inato para a população. Com esta chamada de atenção à população, o município quis dar os seus primeiros passos para a criação do hábito da colocação dos OAU no oleão, estabelece­ndo um objetivo de aumentar a reciclagem dos OAU em 30% em todo o concelho.n

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal