Correio da Manha

Ucrânia e Moldávia já são candidatos à UE

DECISÃO Aprovado o estatuto dos dois países do Leste do continente e reconhecid­a a perspetiva futura da Geórgia ANTÓNIO COSTA rPrimeiro-mi●istro alerta para “não se criar falsas expectativ­as”

- SALOMÉ PINTO

Éoficial: Ucrânia e Moldávia ganharam o estatuto de país candidato à União Europeia. O Conselho Europeu, que junta chefes de Estado e de Governo da UE, aprovou ontem, em Bruxelas, este novo passo. “É um momento histórico”, escreveu nas redes sociais o presidente do Parlamento Europeu, Charles Michel.

Mais cético, o primeiro-ministro português, António Costa, que participou na reunião do Conselho que arrancou

URSULA VON DER LEYEN ESCREVEU: “ESTE É UM BOM DIA PARA A EUROPA”

ontem e termina hoje, sublinhou que “é uma enorme responsabi­lidade para a União Europeia, para não criar falsas expectativ­as, não gerar frustraçõe­s, que serão um amargo no futuro”. E lembrou “a frustração da Albânia”, que diz compreende­r: “Ao fim de 20 anos não cumpre os critérios de adesão, a falha não é só desses

António Costa

com Ursula von der Leyen, no Conselho Europeu

países, é também das instituiçõ­es europeias. A UE tem de aprender com as lições.”

O chefe de Governo avisou ainda que a UE “vai ter de repensar a sua estrutura institucio­nal e orçamental, porque a atual não é compatível com esta ambição de alargament­o da UE”.

O presidente do Parlamento Europeu, que antes da reunião começar apelou a que os 27 países da UE aprovassem “sem demora” as candidatur­as dos dois países do Leste europeu, deu ainda conta que o Conselho deu luz verde para que, no futuro, a Geórgia possa ganhar o mesmo estatuto. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aproveitou também as redes sociais para se congratula­r: “Hoje é um bom dia para a Europa. Parabéns aos Presidente­s Zelensky e Sandu e ao primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Garibashvi­li. Os seus países fazem parte da nossa família europeia.”n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal