Correio da Manha

PASSATEMPO­S

-

HORIZONTAI­S

1. Impregnar de uma substância oleosa. Relativo ao úmero. 2. Que dura sempre, sem interrupçã­o. Norma de procedimen­to. 3. Sacou. Metade de um batalhão. Cheiro agradável. 4. Apertar com nó ou laçada. Fim do período de tempo concedido para a execução de alguma coisa. Unidade de medida agrária equivalent­e ao decâmetro quadrado. 5. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Superiora de um convento. Cerimónia pública e solene (pl.). 6. Cometer o mesmo erro ou a mesma falha. Contr. da prep. em com o art. def. os. 7. Recusa a dar lição ou a ser chamado à lição. Fenderam. 8. Virgem ou viúva que nos primórdios do cristianis­mo vivia em comunidade. Usa-se para apresentar algo ou alguém, geralmente presente ou próximo dos interlocut­ores. 9. Câmara pequena num navio. Deseje.

10. Fruto da silva. Ave pernalta corredora que se assemelha à avestruz. Perfume, fragrância.

11. Voz unânime. O mesmo que índigo. Designa várias relações tais como causa, modo, tempo, meio, etc. (prep.). 12. Imposturar­am. 13. Dito jocoso, motejo. Cozinhado em que entram rins.

14. Argola. Cura. Reunião noturna.

VERTICAIS

1. Decidir-se por. Trejeitos grotescos. 2. O que lê. Roubo (pop.). Irídio (s.q.). 3. Vagabundea­r. Inclinação passageira. 4. Colocar junto a. Observação. 5. Indivíduo contra quem se intenta processo judicial. Mulher de mau génio, cruel. Contr. da prep. a com o art. def. os. 6. Sossegado. Subida de preços. 7. Vigilância. Prestar atenção a. 8. Conjunto de objetos fabricados com barro cozido. Governador árabe. 9. Anteparo, resguardo de ramos contra o vento. Dar asas a. 10. Grande curso de água natural, quase sempre oriunda das montanhas, que recebe no trajeto águas de regatos e ribeiros, e desagua em outro curso de água, num lago ou no mar. Outra vez.

11. Cada um dos anéis de uma cadeia. Planta apiácea conhecida por erva-doce. Pedra preciosa, de cor leitosa ou azulada, que apresenta reflexos cambiantes e é uma variedade de sílica hidratada. 12. Aquele que relata ou redige um relatório ou o parecer de uma comissão ou assembleia. Venerar. 13. Carinhosa. Lugar em que uma coisa está habitualme­nte. 14. Deuses protetores do lar e da família, entre os antigos Romanos. Reduzir a pó por meio de moinho ou outro instrument­o parecido. Que exprime malvadez.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal