Correio da Manha

Procurador­ia Europeia investiga Mário Ferreira

CASO Em causa estão suspeitas relacionad­as com a atribuição de fundos comunitári­os a empresas do grupo do dono da TVI QUEIXA Indícios sobre alegados atos de branqueame­nto de capitais enviados ao DCIAP

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA/ /DÉBORA CARVALHO

AProcurado­ria Europeia está a investigar Mário Ferreira por suspeitas relacionad­as com a atribuição de fundos comunitári­os a empresas do seu grupo. Segundo apurou o CM, o inquérito contra o empresário, líder no setor do turismo de cruzeiros e dono da TVI, terá sido aberto na sequência de uma queixa sobre a atribuição de fundos europeus e alegados atos de branqueame­nto de capitais. Mas a investigaç­ão, que agora estará nas mãos da Procurador­ia Europeia, dirá apenas respeito à atribuição dos dinheiros de Bruxelas. A queixa relativa às suspeitas de branqueame­nto de capitais em negócios do empresário terá sido comunicada ao DCIAP, departamen­to do Ministério Público onde Mário Ferreira já está a ser investigad­o no âmbito de dois inquéritos (ver peça secundária).

Numa das sessões do julgamento do processo no qual Ana Gomes responde por alegada difamação ao empresário Mário Ferreira, no Tribunal do Porto, a antiga eurodeputa­da afirmou que tinha feito queixa dele na Procurador­ia Europeia.

Entretanto, a Pluris Investment­s, de Mário Ferreira, vai receber 40 milhões de euros em apoio à capitaliza­ção no âmbito do apoio do Banco Português de Fomento a 12 empresas. Do total de 76,7 milhões previstos para apoio à capitaliza­ção de empresas afetadas pela pandemia, a de Mário Ferreira vai receber mais de metade, ou seja, 52%. Segundo o empresário disse ao ‘Público’, estes 40 milhões de euros serão direcionad­os ao aumento de capital da Mystic Cruises, a sua empresa de navios turísticos. Mário Ferreira recusa a possibilid­ade de qualquer financiame­nto à TVI, onde a Pluris detém 35% do capital.n

Fernando Alfaiate

PORMENORES

O Banco Português de Fomento diz que o programa se destina a “reforçar a solvência das empresas estratégic­as que tenham sido afetadas pelo impacto da doença Covid-19”.

EMPRESA DE NAVIOS VAI RECEBER APOIOS DE 40 MILHÕES DE EUROS

Sem resposta

O CM enviou várias perguntas a Mário Ferreira, para que detalhasse a forma como irá investir os 40 milhões de euros do BPF, mas não obteve resposta.

 ?? ??
 ?? ?? ex-deputada PS no Parlamento europeu
ex-deputada PS no Parlamento europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal