Correio da Manha

Idosos agredidos por ladrões encapuzado­s

PÂNICO Grupo já referencia­do por onda de assaltos entrou nas casas de quatro idosos e exigiu dinheiro e joias. Uma das vítimas foi agredida com uma vassoura e um pau e teve de ser hospitaliz­ada

- CAROLINA CUNHA* *COM F.M.

Duas casas foram assaltadas na madrugada de segunda-feira, na aldeia de Balsas, em Cantanhede. As vítimas são dois casais de idosos, com idades compreendi­das entre os 75 e os 90 anos, com dificuldad­es motoras. Três homens encapuzado­s entraram nas habitações entre as 4h00 e as 05h30 e exigiram dinheiro e joias. As vítimas Luciano de Jesus tem uma perna amputada e Manuel Catela está acamado devido a um AVC que o deixou paralisado - foram surpreendi­das enquanto dormiam e ameaçadas.

“Tiraram dez telhas do telhado e entraram. Vieram ao quarto, onde estava com a patroa. Queriam dinheiro e joias. Tiraram os brincos e o fio que a minha mulher tinha ao pescoço. Viraram a casa inteira”, revelou Luciano de Jesus ao CM, que viveu momentos de verdadeiro terror. Os assaltante­s levaram joias e 100 euros em dinheiro.

Na outra habitação, a 500 metros de distância, os assaltante­s forçaram a fechadura e entraram sem que idosos se apercebess­em.

“Só os vi quando já estavam ao pé de mim. Quando acordei achei que era um pesadelo. Eram três homens e só se viam os olhos e o nariz. Queriam dinheiro e ouro. Mexeram nas gavetas todas”, descreveu Albertina, de 75 anos. Após ter oferecido

PORMENORES

Aldeia em sobressalt­o

A GNR suspeita, dado o curto espaço de tempo, que tenha sido o mesmo grupo a realizar os dois assaltos. Os homens atuaram com roupas pretas e fugiram num carro que estava estacionad­o à porta das casas dos idosos. A aldeia de Balsas está em sobressalt­o.

Vítimas frágeis

As vítimas têm em comum o facto de serem idosas, com dificuldad­es motoras, o que leva a crer que os assaltos foram previament­e programado­s. Luciano, de 90 anos, tem uma perna amputada devido a doença oncológica. Manuel, de 78, está acamado. resistênci­a e ter começado a gritar por socorro, Albertina foi agredida. “Começaram a bater-me com uma vassoura e com um pau da feira que eu tinha cá fora”, conta.

Devido aos ferimentos, a mulher foi transporta­da para os Hospitais da Universida­de de Coimbra com uma fratura no braço. Os assaltante­s acabaram por levar cerca de 60 euros, um telemóvel e bens alimentare­s, uma vez que a idosa é dona de uma mercearia local.

A GNR de Cantanhede está a investigar o caso e garante ter reforçado o patrulhame­nto na zona. Segundo o CM apurou, trata-se de um grupo de assaltante­s referencia­do por crimes semelhante­s na zona Norte de Aveiro.n

ASSALTANTE­S ENTRARAM NAS HABITAÇÕES E AMEAÇARAM VÍTIMAS

 ?? ??
 ?? ?? anos sofreu ferimentos num braço 3 Soraia Ferreira é neta de um dos casais
anos sofreu ferimentos num braço 3 Soraia Ferreira é neta de um dos casais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal