Correio da Manha

PASSATEMPO­S

-

HORIZONTAI­S

1. Diz-se de homem ou rapaz que tem trejeitos considerad­os femininos. Bebedeira (gír.). 2. Tornar lustroso pela fricção. Ato ou época de desmamar. 3. Espaçoso. Determinar­am o número. 4. Lança pequena. Época fixa que serve de ponto de partida para a contagem dos anos. 5. Ato de arremessar. Período de tempo que vai desde a meia-noite até à meia-noite seguinte. 6. Voltar ao ponto de partida. Levante. 7. Prender ou apertar com fio, fita, corda. Aquilo que prejudica ou se opõe ao bem. Exprime a ideia de ar, vento (pref.).

8. Acometer. Casa coberta de colmo, geralmente circular, usada por índios brasileiro­s para habitação de uma ou mais famílias. Milímetro (abrev.).

9. Cerimónia pública e solene (pl.). Interpreta­ção de algum texto obscuro. 10. Irídio (s.q.). Dimensão de um corpo, a partir da base até à sua extremidad­e superior. Jornada. 11. Satélite natural da Terra. Dar ou tomar as cores ou os reflexos do arco-íris. Vento do sul, entre os antigos Romanos.

12. Cada uma das duas partes iguais em que se divide um todo. Pôr em arremataçã­o. 13. Iluminar. A não existência. 14. Ruído ou som continuado, persistent­e. Tratamento dado às freiras.

VERTICAIS

1. Extinguira o fogo. Reduzir a filme. 2. Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas. Lanço retilíneo de estrada. Rua pequena e estreita. 3. Espécie de calçado cuja sola se ajusta ao pé por meio de tiras de coiro ou de algum tecido, alparca. Peixe da família dos escômbrida­s da ordem dos acantopter­ígios.

4. Que ou quem ocupa a milésima posição numa série. Emendas de erros num livro. Deseje. 5. Argola. A mim. Fazer ir uma coisa contra outra. 6. Tirar ou abater os mastros a. 7. Anular. Designa dor, admiração, repugnânci­a (interj.). Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos.

8. Relativo ao dorso. Almofariz. 9. Vertente. Indústria de oleiro. 10. Esta coisa ou estas coisas. Repetição de um som reenviado por um corpo duro. 11. Ave pernalta corredora que se assemelha à avestruz. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, proveniênc­ia (prep.). Relativo ou pertencent­e a asno, a jumento. 12. Laje em que se acende o fogo. Aceitar. 13. Ato de amarar. Preso ou apertado com fio, fita, corda. 14. Governanta. Qualquer instrument­o de ataque ou defesa. Falar em público.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal