Correio da Manha

Igreja doente

- Carlos Anjos PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES

Asemana passada foi negra para a Igreja Católica. Primeiro, a comissão que investiga os crimes sexuais anunciou que 133 padres, alguns ainda no ativo, abusaram de crianças. Todos esperávamo­s uma coisa do género, já que Portugal não é diferente dos outros países e logo a prática seria a mesma. O problema dos abusos no interior da Igreja é geral, tendo ocorrido em todos os países onde está presente. Mas é horrível. A Igreja não poderia ter falhado neste aspeto. Um padre pedófilo é pior do que um político ou um juiz corrupto, ou do que um polícia criminoso.

Nunca os padres quiseram ser homens comuns, daí a castidade e a proibição do casamento. E a exigência para quem se acha acima do homem comum tem de ser maior. Depois, o caso das pesadíssim­as condenaçõe­s do padre e das três freiras em Guimarães por crimes bárbaros como escravidão, naquilo que o tribunal chamou de cultura de agressões e desumaniza­ção. Frise-se que as vítimas eram as noviças da ordem religiosa.

Depois de ler aquela sentença, aquilo que se passou na recruta dos comandos, onde morreram dois jovens, ao pé do que se passava naquele convento foi uma brincadeir­a de meninos. Como foi isto possível? Estará a Igreja doente?n

UM PADRE PEDÓFILO

É PIOR DO QUE UM POLÍTICO OU UM

JUIZ CORRUPTO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal