Correio da Manha

Centenas de civis fogem de Sloviansk

AMEAÇA Forças russas estão a 16 quilómetro­s da cidade, que tem sido fortemente bombardead­a EMBATE DECISIVO Governador de Donetsk diz que o futuro do país se joga na região

- RICARDO RAMOS

Centenas de civis desesperad­os começaram ontem a abandonar a cidade de Sloviansk, apontada como o próximo alvo das forças russas na sua ofensiva para controlar toda a região de Donetsk.

Vários grupos de pessoas, na sua maioria mulheres, crianças e idosos, deixaram a cidade em autocarros fretados pelas autoridade­s locais, um dia depois de um ataque contra um mercado local ter provocado a morte de duas pessoas, levando o presidente da câmara e o governador da região a apelarem à evacuação imediata da cidade. “As evacuações salvam vidas. Quanto menos civis aqui estiverem, melhor as nossas forças poderão concentrar os seus esforços em enfrentar o inimigo”, insistiu ontem o governador, Pavlo Kyrilenko, acrescenta­ndo que “o futuro de toda a Ucrânia será decidido na região de Donetsk”.

RÚSSIA DIZ TER DESTRUÍDO SISTEMAS DE MÍSSEIS ENVIADOS PELOS EUA

As forças russas estão a avançar sobre Sloviansk a partir do Norte e do Leste, e estavam ontem a cerca de 16 quilómetro­s da cidade, que está a ser alvo de fortes bombardeam­entos há vários dias, numa repetição das táticas usadas em Severodone­tsk e Lysychansk. O Governo ucraniano diz que as suas forças estão a conseguir suster o avanço russo junto ao rio Siverskiy Donets, a norte de Sloviansk, apesar de a Rússia ter mobilizado forças regulares e reservista­s.

Entretanto, a Rússia disse ontem ter destruído dois sistemas

avançados de lançamento de mísseis HIMARS cedidos pelos EUA à Ucrânia, bem como dois depósitos de munições para aqueles sistemas. O Governo de Kiev desmentiu a notícia, a qual, a ser verdade, representa­ria um sério golpe para as forças ucranianas, que até ao momento receberam apenas quatro dos oito sistemas HIMARS prometidos pelo Presidente norte-americano, Joe Biden.n

 ?? ?? Muitos moradores de Sloviansk optaram por abandonar a cidade perante a aproximaçã­o das forças russas
Muitos moradores de Sloviansk optaram por abandonar a cidade perante a aproximaçã­o das forças russas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal