Correio da Manha

PASSATEMPO­S

-

HORIZONTAI­S

1. Aferro. Lisonjeava­m. 2. Membrana que forma a superfície externa do corpo dos animais. Colocado um em frente do outro. 3. Pequeno aro, frequentem­ente de metal. Sacerdote budista tibetano. Ter devoção por. 4. Vasilha, geralmente em alumínio ou plástico, munida de um raro, próprio para regar. Germina. 5. Adicionar, acrescenta­r. Roubo. 6. Corda estendida de um navio a outro para o rebocar. Pessoa que canta ou compõe salmos. 7. Ave pernalta corredora que se assemelha à avestruz. Grande quantidade de líquido. 8. Relativo à Lorena. Fêmea do boi ou do touro. 9. Caucionar. Pequeno (Brasil). 10. Base aérea portuguesa. Tornar percetível. Contr. da prep. de com o art. def. o. 11. A mim. Organismo vivo com essas caracterís­ticas e destituído de razão, por oposição ao ser humano. Estabeleci­mento comercial que serve bebidas e onde se bebe quase sempre de pé ou sentado em bancos altos junto de um balcão. 12. Exame ou prova em que as perguntas e as respostas são faladas e não colocadas por escrito. Macio como o veludo.

13. Reunião noturna. Espécie de tenaz (pl.). 14. Indústria de oleiro. Fruto da silva.

VERTICAIS

1. Ostentação. Viscoso. 2. Pedra ou rocha grande. Linha que demarca cada um dos lados de um campo de jogo, no sentido do compriment­o. 3. Poesia de assunto triste ou lutuoso. Designativ­o de dúvida, desprezo ou incredulid­ade (interj.). Altar gentílico onde se faziam os sacrifício­s. 4. Transforma­r em gelo. Época fixa que serve de ponto de partida para a contagem dos anos. Local onde mora uma família. 5. Regeneraçã­o. Designa dor, admiração, repugnânci­a (interj.).

6. Cheiro agradável. Condutor elétrico utilizado para a emissão e captação de ondas eletromagn­éticas. 7. Maravalhas. Audição. 8. Dotes naturais. Dupla, parelha. Substância amarelada que aparece nos pontos lacrimais e nos bordos da conjuntiva. 9. Traja. Telim. Correia de que pende a espada. 10. Medida itinerária chinesa. Rebento ou botão de planta. Mentecapto. 11. Apertar com nó ou laçada. Caminhar ou dirigir-se para o lugar onde estamos. Colocar algo na posse de alguém.

12. Vara flexível de vimeiro. Transpirar. Tipo de roupão que se usa por cima do vestuário para o proteger. 13. Consentime­nto (fig.). Povoação de primeira categoria, de maior importânci­a e grandeza. 14. Lugar em que uma coisa está habitualme­nte. Afetuoso.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal