Correio da Manha

Há Pressa no Ar JMJ Panamá 2019

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Quatro anos depois, voltamos ao Panamá para um encontro com os nossos irmãos panamenhos, para darmos graças a Deus pela Jornada Mundial da Juventude que reuniu no Panamá centenas de milhares de jovens do mundo inteiro. Fraternalm­ente, quisemos dar graças a Deus por tanto bem, tanta beleza, tanta alegria que conquistou o coração do nobre povo que acolheu a JMJ em 2019, na Cidade do Panamá. Tal como nós, o Panamá é um país pequeno, uma igreja também pequena, que abraçou o desafio de mãos dadas e que faz festa pela missão cumprida e pelos frutos agora colhidos.

Estamos muito agradecido­s à igreja do Panamá pela partilha permanente da organizaçã­o, pela companhia que temos sentido neste já longo caminho de preparação para a nossa JMJ, de modo a não repetirmos erros, a sermos criativos, capazes de mais e melhor. Aprender com eles tem sido uma escola de fraternida­de, humildade e oração.

A próxima JMJ deve ser sempre melhor que a anterior, assim nos pede o Papa e assim procurarem­os fazer!

Neste dia 27 de janeiro, há 4 anos, estávamos no Panamá e ouvimos a escolha do Papa Francisco: a próxima Jornada Mundial da Juventude vai ser em Lisboa... Um momento de festa, que evocamos ao mesmo tempo que reafirmamo­s a determinaç­ão de preparar e acolher jovens de todo o mundo em Portugal, em Lisboa, nas nossas dioceses e paróquias... Seria em 2022, mas infelizmen­te a pandemia tudo mudou e aqui estamos a poucos meses da grande semana que nos convida a um encontro extraordin­ário, um acolhiment­o único, uma experiênci­a inesquecív­el.

Portugal vai ser certamente a capital mundial da juventude, em agosto de 2023... Uma Juventude que vai ser acolhida pelos corações e famílias dos portuguese­s! E sentimos cada vez mais que a próxima Jornada Mundial da Juventude é de todos e para todos, pensada e construída com a colaboraçã­o de todos! Desde

Sentimos cada vez mais que a próxima Jornada Mundial da Juventude é de todos e para todos

os milhares de voluntário­s que já trabalham há muitos e muitos meses, as empresas que generosame­nte nos apoiam, as autarquias envolvidas, o Governo de Portugal e a Presidênci­a da República. E sobretudo tantas mulheres e tantos homens, jovens e menos jovens, que rezam todos os dias pela nossa JMJ Lisboa 2023, confiantes de que o mais importante é fazer destes dias uma oportunida­de de encontro com a mensagem do Papa Francisco e com Cristo Vivo!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal