Correio da Manha

Mais de metade já faz compras online

TRANSAÇÕES Comércio eletrónico em Portugal subiu 2% relativame­nte a 2021 ªSEGMENTOS Vestuário, refeições entregues ao domicílio e produtos de beleza e bem-estar são os mais procurados

- Vanessa Fidalgo

u Em 2022, cerca de 54% dos portuguese­s efetuaram compras pela Internet, verificand­o-se um aumento de 2 pontos percentuai­s relativame­nte ao ano anterior. Todavia, o cresciment­o do comércio eletrónico foi inferior ao verificado em 2021 (em que o volume de transações aumentou 7%) e em 2020 (mais 6%), anos que ficaram marcados pela alteração evidente do comportame­ntos dos consumidor­es por causa da pandemia.

O ritmo de cresciment­o foi, aliás, idêntico ao registado antes da Covid-19: em 2019 houve também subida na ordem dos 2%. Os dados constam do relatório divulgada pela Autoridade Nacional de Comunicaçõ­es (Anacom).

De acordo com a análise, 25% dos indivíduos nunca efetuaram compras pela Internet. Em contrapart­ida, cerca de 9% efetuaram vendas online. Portugal é, de resto, o 21.º país da União Europeia no que respeita à percentage­m de indivíduos que realizaram compras online nos últimos três meses e o 23.º país em vendas à distância. Vestuário e calçado (66%), refeições entregues ao domicílio (42%), produtos de cosmética, beleza e bem-estar (28%) e equipament­os informátic­os ou acessórios (27%) foram os bens mais procurados pelos portuguese­s. O segmento dos equipament­os desportivo­s foi aquele que mais desceu face aos anos da pandemia (caiu 6%). Quanto aos serviços contratado­s pela Internet, destacam-se o alojamento (36%), bilhetes para eventos (32%) e os serviços de transporte (32%). A Anacom revela ainda que os indivíduos com níveis de escolarida­de e rendimento mais elevados, bem como os estudantes, foram os que mais recorreram ao comércio eletrónico.

25% DOS PORTUGUESE­S NUNCA EFETUARAM QUAISQUER COMPRAS ATRAVÉS DA INTERNET

 ?? ?? Serviços de entrega de refeições ao domicílio entre os mais procurados
Serviços de entrega de refeições ao domicílio entre os mais procurados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal