Correio da Manha

É um concurso mas podia ser uma comédia

- POR LUÍSA JEREMIAS COORDENADO­RA `VIDAS' E DIRETORA `FLASH!' E `TV GUIA'

Um destes dias José Fragoso, diretor de Programas da RTP 1, deveria pensar em oferecer um novo formato a Fernando Mendes, baseado no mega-sucesso (o maior da estação pública) ‘O Preço Certo’. Se assistirmo­s ao programa com atenção - e já lá vão muitos anos desde o seu arranque - percebemos rapidament­e que este é feito de pessoas. Se ‘o Gordo’, como é carinhosam­ente apelidado, tem a capacidade de agradar a todos os públicos, devendo ser uma das figuras com mais empatia na televisão, são os seus coadjuvant­es, o público e concorrent­es que fazem o êxito do concurso diário.

Ali, cada pessoa é uma história. Temos os que trazem “chouriças”, queijadas e queijinhos aos quais Mendes não resiste e que agradece com palavras fofas, temos os que

EM `O PREÇO CERTO' O QUE MENOS IMPORTA É GANHAR PRÉMIOS. ESTÃO ALI PARA O CONVÍVIO!

procuram ajuda na amiga ou na prima, lá no meio do público em estúdio, temos os que correm e os que cantam e os que até dançam e riem com gargalhada­s sonoras demonstrat­ivas do prazer que é estar ali, a participar naquela festa onde o que menos importa é ganhar prémios. Afinal, em primeiro lugar estão todos ali “para o convívio”.

E se assim é, e se o sucesso se mantém, inimitável e inatingíve­l, por que não pensar em transforma­r ‘O Preço Certo’ numa comédia? Não, não é acabar com um e começar outro. É um “e também”. É transforma­r este apresentad­or numa personagem de ficção e os seus parceiros de jogo (equipa e concorrent­es) em histórias, tal a riqueza que comportam. Afinal a realidade é a melhor inspiração para a ficção.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal