Correio da Manha

Milagres e desolação entre os escombros

RESGATE Várias crianças retiradas com vida dos destroços um dia após os sismos

- Ricardo Ramos

Equipas de socorro lutam contra o tempo para tentar encontrar sobreviven­tes

u Várias crianças foram ontem resgatadas com vida após mais de 24 horas nos escombros de edifícios derrubados pelos sismos que atingiram a Turquia e Síria. São pequenos milagres por entre o desespero e a dor de uma tragédia que fez pelo menos 7200 mortos e mais de 20 mil feridos, segundo o último balanço das autoridade­s.

Num dos resgates mais marcantes, uma bebé recém-nascida foi retirada com vida de um prédio colapsado em Jenderes, na Síria. A mãe terá entrado em trabalho de parto durante o sismo e deu à luz nos destroços. Quando a criança foi encontrada pelos bombeiros, ainda estava unida pelo cordão umbilical à progenitor­a, que acabou por não sobreviver. A bebé está bem e encontra-se a recuperar no hospital, mas, além da mãe, perdeu o pai, os quatro irmãos e uma tia. Outra imagem marcante mostra um pai desolado, sentado nos escombros de um prédio, agarrado à mão da filha, de 15 anos, que morreu esmagada por toneladas de cimento.

As autoridade­s turcas revelaram que mais de oito mil pessoas foram retiradas com vida dos escombros nas primeiras 24 horas após os sismos, mas milhares de outras continuam presas nos destroços e as equipas de resgate lutam contra o tempo para tentar localizar sobreviven­tes. “A cada minuto, a cada hora que passa, as possibilid­ades de encontrar alguém com vida diminuem”, alerta o diretor da OMS, Tedros Ghebreyesu­s, adiantando que as temperatur­as negativas reduzem drasticame­nte as possibilid­ades de sobrevivên­cia.

Além do mau tempo, as dificuldad­es de comunicaçã­o e o colapso das estradas estão a complicar os trabalhos das equipas de resgate. “Estamos a fazer todos os possíveis, mas não conseguimo­s responder a todos os pedidos de ajuda e acorrer a todos os edifícios derrubados”, disse um porta-voz dos Capacetes Brancos da Síria, que lideram os trabalhos de resgate nas zonas controlada­s pela oposição, onde a destruição causada pelos sismos veio agravar ainda mais a catástrofe humanitári­a provocada pela guerra.

 ?? ?? DESESPERO
Um pai recusa largar a mão da
filha adolescent­e, sepultada
sob os escombros
DESESPERO Um pai recusa largar a mão da filha adolescent­e, sepultada sob os escombros
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? 1Menina protege o irmão mais novo enquanto esperam pelo resgate 2Bebé recém-nascida foi resgatada. A mãe não resistiu 3A pequena Nour, de cinco anos, foi resgatada em Aleppo 4Ayşe com o pai após ser retirada dos escombros
1Menina protege o irmão mais novo enquanto esperam pelo resgate 2Bebé recém-nascida foi resgatada. A mãe não resistiu 3A pequena Nour, de cinco anos, foi resgatada em Aleppo 4Ayşe com o pai após ser retirada dos escombros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal