Correio da Manha

Camarinha antecipa protestos e greves por todo o País

CONTESTAÇíO Aumento de salários e controlo de preços na origem dos protestos em todos os distritos ª FOCO Líder da CGTP não descarta greve geral, mas quer concentraç­ão na ação nacional de amanhã

- João Maltez*

uGreves, paralisaçõ­es, plenários e concentraç­ões à porta de empresas e serviços públicos vão dar expressão, amanhã, em todos os distritos do País, a um dia nacional de protesto convocado pela CGTP-IN. Isabel Camarinha, líder da central sindical, explicou ontem que esta ação visa reivindica­r o aumento geral dos salários, o controlo dos preços, a regulação dos horários de trabalho, a defesa da contrataçã­o coletiva e a revogação das “normas gravosas” da legislação laboral.

“Vai ser um dia de grande luta no nosso país”, afirmou a secretária-geral da CGTP, para adiantar que este “não é o fim da viagem”. Questionad­a sobre se os protestos de amanhã serão uma antecâmara para uma greve geral, referiu que, para já, o foco está no dia 9 de fevereiro.

Este protesto nacional abrange os setores público e privado, estando previstas greves em vários serviços do Estado e em vários setores da economia, como serviços ou indústria, segundo Camarinha.

“Desde que [este dia nacional de luta] foi convocado pela CGTP todos os dias cresce o número de trabalhado­res que aderem e exigem respostas aos seus problemas”, disse a dirigente sindical, para quem trabalhado­res, pensionist­as e população em geral precisam de respostas

contra a degradação das condições de vida.

Um dos setores onde o protesto deverá fazer-se sentir é o dos transporte­s ferroviári­os, já que os trabalhado­res da Infraestru­turas de Portugal e a CP vão fazer greve amanhã, estando previstas perturbaçõ­es nos serviços da empresa estatal, mas também da Fertagus, que liga as duas margens do Tejo em Lisboa.

TRABALHADO­RES DA IP FAZEM GREVE AMANHÃ E AFETAM SERVIÇOS DA CP E DA FERTAGUS

 ?? ?? Isabel Camarinha, líder da CGTP, explicou ontem como vai decorrer o protesto de âmbito nacional
Isabel Camarinha, líder da CGTP, explicou ontem como vai decorrer o protesto de âmbito nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal