Correio da Manha

Rússia reforça frente para ofensiva de aniversári­o

TROPAS É já visível o envio de mais tropas e material para o Leste da Ucrânia ª DÚVIDAS O Reino Unido afirma ter dados seguros de que os russos não têm nem homens nem munições para ofensiva significat­iva

- F. J. Gonçalves

u A Rússia está a enviar reforços para o Leste da Ucrânia numa altura em que se antecipa uma ofensiva de grande envergadur­a no final do mês, para assinalar o primeiro aniversári­o da guerra. Mas o Reino Unido considera que os russos têm falta de militares e de munições para realizar avanços significat­ivos nas próximas semanas.

“Vemos cada vez mais reservista­s [russos] a serem enviados na nossa direção e mais material a chegar”, afirmou o governador regional de Lugansk, Serhiy Haidai, acrescenta­ndo que é notória uma mudança de tática dos russos: “Já não fazem ataques constantes. Estão a poupar munições para uma ofensiva de grande escala. Deverá demorar uns dez dias até terem reservas suficiente­s.”

O Ministério da Defesa britânico tem, contudo, algumas dúvidas sobre a capacidade russa. Baseando-se em dados de espionagem, os britânicos dizem que há grande probabilid­ade de a Rússia ter falta de unidades treinadas e também de munições para uma ofensiva capaz de alterar de forma decisiva o decurso da guerra.

As forças russas têm sofrido pesadas baixas nas últimas semanas e, ainda ontem, a Ucrânia disse ter matado

1030 russos num só dia, o que seria um novo recorde.

Entretanto, o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, confirmou ontem, em visita-surpresa a Kiev, que a Ucrânia receberá 100 tanques Leopard 1 graças a um esforço conjunto de Alemanha, Países Baixos e Dinamarca para recondicio­nar os blindados, que são de um modelo antigo. Os primeiros 20 a 25 deverão chegar até ao verão e os restantes até ao final do ano, havendo ainda a possibilid­ade de enviar 100 tanques adicionais em 2024.

FORÇAS UCRANIANAS RECLAMAM TER MATADO 1030 SOLDADOS RUSSOS NUM ÚNICO DIA

 ?? ?? O ministro da Defesa alemã, Boris Pistorius, visitou Kiev e prometeu dezenas de tanques
alemães
O ministro da Defesa alemã, Boris Pistorius, visitou Kiev e prometeu dezenas de tanques alemães

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal