Correio da Manha

A boa economia e a má política

- Marcos Perestrell­o Deputado do PS

Aprestação da economia portuguesa não tem passado despercebi­da. Na sexta-feira passada, Daniel Kral, economista sénior da Oxford Economics, fez um tweet que se tornou viral a gabar o cresciment­o económico português, o aumento do emprego no nosso país, o controlo das contas públicas e a redução da dívida. Um conjunto de indicadore­s positivos que quando ocorrem em simultâneo quase parecem resultar de um milagre. De tal maneira, que o tal economista sugere aos alemães que estudem o Programa de Ajustament­o Português para resolver o impasse económico que vivem desde

2018. A semana política tinha tudo para acabar bem.

Com a entrada em vigor na segunda-feira passada, dia 1 de maio, das novas regras laborais a que o Governo chamou Agenda do Trabalho Digno a semana política tinha também tudo para começar bem. Afinal, depois do acordo de concertaçã­o social assinado entre o Governo e os parceiros sociais e dos aumentos muito significat­ivos do salário mínimo e das pensões, a entrada em vigor no Dia do Trabalhado­r de um conjunto de normas que reforçam significat­ivamente os direitos de quem trabalha seria motivo de satisfação para quem acredita numa política de esquerda capaz de transforma­r a vida dos que mais precisam.

Contudo, todos os que por estes dias tentaram falar na economia, nas conquistas sociais ou nos direitos dos trabalhado­res, acabaram ignorados ou ridiculari­zados nas redes sociais e nos canais de televisão. E foi assim porque, na verdade, foram dias horribilis para o Governo.

O impensável aconteceu e na economia, onde as boas notícias superaram as melhores e mais otimistas estimativa­s, na política, a ficção ultrapasso­u a realidade e o país foi confrontad­o com uma novela mexicana protagoniz­ada por titulares de altas funções no

O país foi confrontad­o com uma novela mexicana protagoniz­ada por titulares de altas funções no Estado

Estado de quem se exige outro grau de responsabi­lidade e serenidade no tratamento dos assuntos de Estado.

A Lei de Gresham diz que a má moeda tende a expulsar do mercado a boa. Neste caso não se tratou de moeda, mas como observou com a perspicáci­a habitual o Presidente da República, a má política sobrepôs-se à boa economia e já ninguém quis saber do défice, da dívida, do emprego ou do cresciment­o da economia.

 ?? ??
 ?? ?? Foto do Dia
Coimbra. Um táxi desgoverna­do, que buzinava para alertar os outros condutores, embateu ontem em seis veículos na Avenida Elísio de Moura, causando dois feridos graves e três ligeiros.
Foto do Dia Coimbra. Um táxi desgoverna­do, que buzinava para alertar os outros condutores, embateu ontem em seis veículos na Avenida Elísio de Moura, causando dois feridos graves e três ligeiros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal