Correio da Manha

A Minha Opinião é Maior que a Tua Ideias peregrinas

- Rui Zink ruigzink@gmail.com

Penso nos peregrinos a caminho de Fátima. O que os move? Os crentes dizem que a fé; os ateus dizem que as pernas. Penso nos jogadores de futebol, já no prolongame­nto, com os bofes de fora. Ao minuto 102, já com os bofes de fora, alguém marca um golo, vá lá saber-se como. E como festejam os vencedores? Correndo que nem coelhos, insuflados por uma força que segundos antes não tinham, mas que graças ao golo passaram a ter. Haverá melhor prova da existência da alma do que esta força que vem de dentro, mesmo quando momentos antes nada havia dentro?

Penso em todas as coisas que nos puxam para baixo. Depois penso em todas as coisas que nos puxam para cima. Atenção, não são as mesmas para todos. Nem sequer são sempre as mesmas para nós ao longo da vida.

O que é fascinante em Fátima é não precisarmo­s de ser católicos para sentir inveja dos peregrinos. Que força é essa? O que os move? Uns, bem sei, vão para passear. Outros gostam do convívio. Outros acham que é um ótimo pretexto para perder peso. Outros gostam de jogar à roleta russa: com sorte, não são eles os atingidos por um carro cheio de pressa e vazio de juízo. Outros querem pagar uma promessa. Ou acreditam que, cumprindo aquela promessa, talvez o milagre aconteça.

Uma vez dei boleia para Viseu a um jovem português e uma jovem

Penso nos peregrinos a caminho de Fátima. O que os move?

polaca que viviam em pecado. A certa altura, sabendo que a moça era do país mais católico do mundo, perguntei-lhe se queria que eu fizesse um desvio por Fátima. Disse-o por piada, pois ela nitidament­e acreditava no sexo antes do casamento. Para meu espanto, murmurou, muito séria: “Sim, gostava.” Apeteceu-me gritar: “Mas vocês dormem juntos.”

Para quem não sabe, `dormir junto' é código para coito. Geralmente, as pessoas que dormem juntas fazem, quando estão a `dormir', algo mais do que simplesmen­te dormir. Em contrapart­ida, as pessoas que descansam à beira da estrada não estão a `dormir juntas', embora estejam a dormir. E juntas. É complicado, eu sei. Por isso mesmo, já mais de um par de vezes declinei o convite para ser guia turístico de marcianos na Terra. Daria muito trabalho estar sempre a explicar que raramente dizemos coisa com coisa, e que ainda mais raramente dizemos o que pensamos.

Entremente­s, uma boa notícia. O jovem português e a jovem polaca são hoje casados. Se pelo civil ou pela igreja, não quero jurar. Moram entre Braga e Cracóvia.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal