Correio da Manha

Palavras Cruzadas

-

HORIZONTAI­S

1. Amerício (s. q.). Cabeleira farta (fig.). Natural ou habitante da Lapónia. 2. Discussão, briga. Artigo (abrev.). Caminhar. 3. Condição de autor. Manhuça de linho (reg.). 4. Liquidar (conta). Vazias.

5. Peça de vestuário usada pelos sacerdotes hebreus por cima das outras vestes. Governar como rei ou rainha. Interprete­i. 6. Lanço retilíneo de estrada. Espaço de 12 meses. Antiga medida de capacidade. 7. Que não tem intermediá­rio, frente a frente, sem circunlóqu­ios ou rodeios. Multidão compacta de pessoas. 8. Defeito de ceceoso. Cada um dos dois canais que conduzem a urina dos rins para a bexiga. 9. Cincho. Exprime a noção de três. Ter ciúmes de. 10. Rádio (s. q.). Na Índia, indivíduo que jura morrer pelo seu chefe. Suplico. 11. Vereador. Planta cuja raiz contém um corante usado em tinturaria. 12. Elemento químico metaloide, sólido, com o símbolo I. Espécie de perdiz, também chamada perdiz cinzenta.

13. Partícula afirmativa do dialeto provençal. Ontem (ant.). Turva.

14. Atrever-se. Frigir (pop.). Aparência (fig.).

VERTICAIS

1. Derribar. Que vende caro. 2. Mulo. Que se federou. 3. Los Angeles (abrev.). Relativo ou pertencent­e ao ouvido. Cada um dos dias que dividem os meses do antigo calendário romano em dois. 4. Debaixo. Unidade de medida agrária. Furna. 5. Mordiscar. Terreiro.

6. Sal derivado do ácido oleico. Espécie de padiola, para transporte de doentes. 7. Semelhante ao nardo. Paralisar. 8. Sectário do arianismo. Espécie de palmeira (Brasil). 9. Invólucro de um produto. Lavrar superficia­lmente para tirar as ervas daninhas (reg.). Tabaco em pó para cheirar. Mamífero africano, comestível, que vive debaixo da terra. 11. Planta herbácea da família das umbelífera­s. E assim por diante. Estímulo. 12. Acrónimo de Processo Revolucion­ário em Curso. Peça de metal, presa às rédeas, que se introduz na boca das cavalgadur­as e serve para as guiar. Outra coisa (ant.). 13. Transforma­r em salitre. Contr. da prep. de com o art. def. a. 14. Momento oportuno. Subtrair violentame­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal