Correio da Manha

Razões para não seguir as novelas da SIC

- POR LUÍSA JEREMIAS COORDENADO­RA `VIDAS' E DIRETORA `FLASH!' E `TV GUIA' BOA ONDA

Otítulo é uma afirmação mas, na verdade, levanta uma questão: por que razão as novelas da SIC de horário nobre não funcionam? O que leva os espetadore­s a, depois de estarem colados aos noticiário­s de horário nobre da estação, mudarem de canal e irem ver a ficção na concorrent­e TVI - e ali ficarem o resto da noite?

Das duas uma: ou a TVI está a trabalha muito bem e a SIC a apontar “ao lado” ou estamos perante um enraizamen­to complicado de mudar. A segunda opção cai por terra quando olhamos um passado recente. A SIC já foi líder na ficção, roubando o primeiro lugar do podium à TVI.O melhor exemplo chama-se Golpe de Sorte, «apresentad­a ao mercado como série de longa duração em vez de novela, assinada pela Coral, com um registo

PATRICIA ARQUETTE É A ESTRELA DESTA COMÉDIA NEGRA

A SIC PODE ATÉ GANHAR AS AUDIÊNCIAS DO DIA, MAS ENFRENTA UM PROBLEMA COM A FICÇÃO

de edição que cortava com a tradição estática da novela. Golpe de Sorte tirou o sono à TVI que demorou a recuperar. O ‘twist aconteceu com a comédia ‘Festa é Festa’, escrito e interpreta­do como uma sitcom, descomplic­ada ao ponto de ser quase infantil e que... funciona. Perante isto, como fica a SIC? Até agora não fica pois não consegue travar a fuga dos espetadore­s no horário nobre. Pode até ganhar as audiências do dia, pode continuar a passar entre os pingos da chuva garantindo a liderança, mas que enfrenta um problema com a ficção, não há dúvida. A questão é: de quem e a “culpa”? Do produto ou da forma como é programado em antena? Será que se está a dar ao espetador o que ele quer ver ou a pensar “para dentro”?

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal