Correio da Manha

O MAIOR CONCERTO DO MUNDO CHEGA A PORTUGAL

CHRIS MARTIN E COMPARSAS TRAZEM A COIMBRA, ENTRE 17 E 21 DE MAIO, UMA DIGRESSÃO QUE ESTÁ A SER CONSIDERAD­A UMA `MASTERCLAS­S' E QUE JÁ FATUROU 350 MILHÕES EM TODO O MUNDO

-

o maior evento musical do ano em Portugal e o maior de sempre realizado na cidade de Coimbra. Os Coldplay regressam a Portugal no próximo dia 17 (quarta-feira) para uma série de quatro concertos no Estádio Cidade de Coimbra (também a 18, 20 e 21), cujos 208 mil bilhetes que foram colocados à venda em agosto esgotaram em apenas uma manhã. A banda de Chris Martin traz até nós a digressão ‘Music of the Spheres World Tour’ que arrancou a 18 de março de 2022 na Costa Rica e que foi considerad­a a digressão mais rentável do ano passado, com cerca de 350 milhões de euros de faturação. Por cá, o próprio município de Coimbra, reconhecen­do a importânci­a internacio­nal do evento, até apoiou a empresa promotora do espetáculo, a Everything Is New, em 440 mil euros. Só para se ter uma ideia do impacto na economia local de Coimbra, um dia depois dos concertos terem sido confirmado­s, a capacidade das unidades de alojamento do concelho esgotaram num ápice para o período entre 17 e 21 de maio, num total de 7 947 camas, distribuíd­as por 26 unidades hoteleiras e 521 de alojamento local. Para receber os Coldplay, o próprio Estádio de Coimbra teve de sofrer alguns trabalhos de melhoramen­to e de adaptação.

“BRILHANTE E CATÁRTICO”

Com dezenas de datas já realizadas pela América Latina, EUA e Europa, a ‘Music of the Spheres World Tour’ chega a Portugal depois de ter passado pelo Brasil. Em todos os locais tem recolhido os mais rasgados elogios. Nos EUA, considerar­am-o um “triunfo pós-pandémico alegre, brilhante e catártico”, enquanto no Brasil a revista ‘Veja’ chamou o grupo de “os reinventor­es do concerto de rock”. Já no Reino Unido, o ‘The Telegraph’ considerou os Coldplay “os novos mestres do entretenim­ento de estádio”. Uma “masterclas­s de como um espetáculo pop deve ser feito”, escreveu o ‘NME’.

Mais do que um evento musical, o novo espetáculo dos Coldplay, de suporte ao nono disco de carreira da banda, intítulado ‘Music of the Spheres’, chega a Portugal como o concerto de rock mais sustentáve­l da história da música. A produção utiliza energia 100% renovável em quase todos os locais; o primeiro sistema de geradores em tour no mundo, feito a partir de 40 baterias de carros elétricos BMW; painéis solares e turbinas eólicas, tudo com o objetivo de reduzir as emissões da digressão em 50%. O palco é feito de materiais reciclados e os efeitos visuais são realizados à conta de confettis biodegradá­veis e pirotecnia adaptada para reduzir a pegada de carbono, com menos carga explosiva. Finalmente, e por cada bilhete vendido, o grupo britânico compromete-se a plantar uma árvore.

GRUPO VENDEU 208 MIL BILHETES NUMA MANHÃ

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal