Correio da Manha

Novo Centro

- Pedro Santana Lopes Presidente da CM da Figueira da Foz e comentador CMTV

Os quatro dias de concerto dos Coldplay foram um momento muito impression­ante. Tive oportunida­de de assistir no sábado e considero também que foi um concerto memorável. Estão de parabéns a Câmara Municipal de Coimbra e o promotor Álvaro Covões pela extraordin­ária organizaçã­o e pelo fantástico espetáculo, que foi proporcion­ado a todos os que tiveram a sorte de lá se deslocar.

Esta vontade de Coimbra assumir um lugar também marcante na rota dos grandes acontecime­ntos musicais e culturais é de assinalar e saúdo esse facto com toda a cordialida­de.

Será bom que os portuguese­s em geral possam olhar para esta escolha de Coimbra, para realizar este conjunto de 4 concertos praticamen­te consecutiv­os, como algo com real significad­o. Desta vez, não aconteceu em Lisboa, nem no Porto. Aconteceu no centro do País, da tão causticada Região Centro de Portugal, que tem um conjunto de distritos fundamenta­is para o sistema económico nacional e para a afirmação da nossa identidade.

O Município a que eu presido tem também marcado, desde há anos, principalm­ente no Centro de Artes e Espetáculo­s, um lugar importante no panorama dos grandes acontecime­ntos em Portugal. E é muito importante que isso aconteça também numa cidade como

Coimbra, com o seu remodelado Convento de São Francisco.

Noutro domínio, refira-se que, recentemen­te, na área das energias renováveis, o governo delimitou 5 áreas da costa portuguesa para os investimen­tos, nas plataforma­s offshore, de milhares de milhões de euros, e a maior área é exatamente ao largo da Figueira da Foz. Estas e outras circunstân­cias devem fazer o País olhar, de uma vez, para a promoção da Região Centro, que, como é sabido no plano do turismo, entre Fátima, Serra da Estrela para além das referidas Figueira da Foz e Coimbra, para além de Aveiro e Leiria, entre outras, constituem

O país só tem a ganhar se tratar a Região Centro como trata as Regiões de Lisboa e do Porto

um conjunto de sítios enormement­e atrativos e que têm tido resultados excelentes no setor Turístico.

O país só tem a ganhar se tratar a Região Centro como trata as Regiões de Lisboa e do Porto.

A Região Centro em si merece e necessita de ser olhada pelo estado como uma região com muita capacidade para ajudar Portugal a crescer e ganhar um lugar muito acima nos vários rankings do desenvolvi­mento mundial.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal