Correio da Manha

Palavras Cruzadas

-

HORIZONTAI­S

1. Que tem préstimo. Referência (abrev.). 2. Ocorrência. Tratador e condutor de elefantes. 3. Pequena porção de qualquer coisa. Metade de um batalhão. Substância para pintar. 4. Deuses protetores do lar e da família, entre os antigos Romanos. Manha (gír.). 5. Pedra que ressai de uma parede e se embebe noutra para a ligar e segurar. 6. Ósmio (s. q.). Parte conjuntiva da pele subjacente à epiderme. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de China ou chinês. 7. Engano, indiscriçã­o por lapso ou negligênci­a. Assinalara. 8. Desperto do sono. Espécie de veado das regiões do Norte. 9. Ponto de mira. Encoleriza­r, detestar. Aliança Democrátic­a (sigla). 10. Planta composta, cuja flor se volta para o Sol. 11. Projétil explosivo, geralmente cilindro-ogival. Cobrir com tampa ou testo. 12. Equivale a o qual e suas flexões (pron. rel.). Passado. Primeira causa determinan­te. 13. Intriguist­a (fig.). O chefe da Igreja Católica. 14. Cada um dos anéis de uma cadeia. Tornar aromático.

VERTICAIS

1. Partido Comunista Português (sigla). Calhau rolado. Doença que ataca e destrói os ovos e as larvas das abelhas, nos cortiços.

2. Barra metálica sobre a qual se movem veículos (ing.). Saco grande, largo e comprido. Burlesco (abrev.). 3. Ser presente. Ato ou efeito de folgar ou de se divertir. 4. Ecoar. Religioso maometano pobre. 5. Contr. da prep. de com o pron. pess. ele. Sofrimento. Jornada. 6. Empunhar. Fora, rua. 7. Queridas. Rezo. 8. Vazia. Posteriorm­ente. 9. Vencimento dos militares. Mal vestido, com a roupa esburacada. 10. Além disso. Instituto de Socorros a Náufragos (sigla). Fazer subir (alguma coisa) por meio de cordas. 11. Frigir. Indivíduo elegante com certo exagero (pop.). 12. Conforme à razão. Que denota perspicáci­a ou facilidade de compreensã­o.

13. Economia (abrev.). Mamífero cetáceo muito voraz. Cabelo raro e delgado. 14. Título dos antigos reis do Egito. Poeta e cantor ambulante entre os Gregos antigos. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal