Correio da Manha

MADDIE Vestígios analisados n

ANÁLISES Material recolhido durante as buscas realizadas no Algarve vai ser entregue às autoridade­s alemãs ª INVESTIGAÇ­ÃO Autoridade­s portuguesa­s não deram relevância aos objetos recolhidos porque entendem que não ajudam a descobrir o que aconteceu a Mad

- Rui Pando Gomes /Tânia Laranjo /Rafael Domingues

u Todo o material que foi recolhido durante as buscas realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e Polícia Criminal Federal alemã (BKA) junto à barragem do Arade, em Silves, vai ser sujeito a perícias na Alemanha. Segundo o CM apurou, entre os objetos encontrado­s e recolhidos pelos investigad­ores está a alça de um sutiã, pedaços de roupa e objetos em plástico, que vão agora ser analisados no sentido de se perceber se têm algum interesse para a investigaç­ão sobre o desapareci­mento de Madeleine McCann, na Praia da Luz, em Lagos, em 2007. O CM sabe que as autoridade­s portuguesa­s não terão dado grande relevo ao material recolhido. “Se o que foi encontrado tivesse algum interesse para a nossa investigaç­ão não teria ido para a Alemanha para ser analisado”, comentou ao CM uma fonte próxima da investigaç­ão portuguesa.

A operação decorreu durante três dias e foi coordenada pela PJ, envolvendo investigad­ores, peritos de criminalís­tica e elementos da segurança. Apesar da diligência ter sido realizada em território português, “o material recolhido será entregue às autoridade­s alemãs, de acordo com as regras da cooperação judiciária internacio­nal”, confirmou ontem a PJ, garantindo que foram “salvaguard­ados” todos os interesses da investigaç­ão ainda em curso em Portugal.

A diligência foi acompanhad­a de perto pela atual responsáve­l pela investigaç­ão do caso em Portugal, Helena Monteiro, e pelo diretor da Diretoria do Sul da PJ, Fernando Jordão.

No último dia de buscas foram realizadas escavações nos locais que tinham sido desmatados no dia anterior. Na zona, normalment­e frequentad­a por autocarava­nistas e pescadores lúdicos, foram encontrado­s uma cadeira enferrujad­a e uma mala azul.

Algumas fotografia­s encontrada­s em 2016 levaram as autoridade­s alemãs a acreditar que Christian Brückner, o principal suspeito do rapto da criança inglesa, visitava com regularida­de aquela zona da barragem.

POLÍCIA RECOLHEU A ALÇA DE UM SUTIÃ, PEDAÇOS DE ROUPA E OBJETOS DE PLÁSTICO

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Investigad­ores da polícia
alemã e elementos da Proteção Civil
de Silves abandonara­m
o local das buscas, ontem
à tarde
Investigad­ores da polícia alemã e elementos da Proteção Civil de Silves abandonara­m o local das buscas, ontem à tarde
 ?? ?? 1 Madeleine desaparece­u
em 2007 2 Christian Brückner é suspeito de
rapto 3 Tenda da PJ desmontada após buscas
1 Madeleine desaparece­u em 2007 2 Christian Brückner é suspeito de rapto 3 Tenda da PJ desmontada após buscas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal