Correio da Manha

Novo Banco quer vender bens de Vieira em Portugal

Novo Banco quer aceder aos terrenos das empresas de Vieira incluídas no FIAE, para depois os vender e pagar parte da dívida do grupo Promovalor VALOR Ativos valerão quase 100 milhões de euros

- António Sérgio Azenha

u O Novo Banco (NB) quer vender os bens do grupo empresaria­l de Luís Filipe Vieira, em Portugal, que foram integrados no fundo FIAE - Promoção e Turismo, em 2017. Em causa estão 11 terrenos para urbanizaçã­o, quase todos com grandes áreas, em locais como Lisboa e Algarve: no conjunto, estes terrenos, dada a crise na habitação e os preços elevados no mercado imobiliári­o, poderão valer, pelo menos, mais de 100 milhões de euros. A venda dos terrenos permitirá pagar parte da dívida do grupo Promovalor ao NB. Quando o FIAE foi criado, em 2017, a dívida do grupo de Vieira ao NB rondava os 400 milhões de euros. NB já pediu autorizaçã­o ao Fundo de Resolução (FdR) para aprovar o Processo Especial de Revitaliza­ção (PER) das empresas de Vieira incluídas no FIAE, devido à sua situação económica difícil e risco de falência. O FdR, segundo apurou o Correio da Manhã, está a apreciar o pedido do NB. A entrada das empresas de Luís Filipe Vieira em PER permitirá que o NB, detendo 96% do FIAE, receba os terrenos em dação em pagamento de parte da dívida e possa depois vendê-los a terceiros. Entre as empresas do ex-presidente do Benfica que estão incluídas no FIAE e são donas desses ativos estão a Muscateinv­est Portugal, a Imocachão, a Quinta dos Fidalgos, a Overbrick, a Royal Iberia.

Um dos terrenos mais valiosos do grupo do ex-presidente do Benfica é o Parque Oriente, em Santa Iria da Azoia, na zona da Expo, ao lado do terreno onde foi construído o palco para a visita do Papa, em 2023. Nesse terreno, esteve prevista uma área bruta de construção acima do solo de 102 920 metros quadrados (m2).

Outro terreno valioso é o Pinheirinh­o, perto do mar, em Santa Luzia, no concelho de Tavira, no qual esteve prevista uma área bruta de construção acima do solo de 58 898 m2. Ainda que possa ter havido alterações nos planos diretores municipais, limitando a construção, para se ter uma noção do valor destes terrenos, neste momento, em Lisboa e na zona de Tavira, segundo um perito imobiliári­o, os terrenos para construção urbana estão a ser vendidos a 1000 euros o m2.

A venda dos terrenos é encarada como uma solução para valorizar os ativos das empresas do grupo de Vieira, desbloquea­r o FIAE e pagar uma parte da dívida do grupo Promovalor. Vieira é um dos grandes devedores do NB. Contactado­s, o NB e Luís Filipe Vieira escusaram ambos fazer comentário­s sobre esta operação.

EMPRESAS DE VIEIRA ESTÃO EM VIAS DE ENTRAR EM PROCESSO DE RECUPERAÇíO

 ?? ?? Luís Filipe Vieira,
empresário e ex-presidente
do Benfica
Luís Filipe Vieira, empresário e ex-presidente do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal