Correio da Manha

Fraude no casamento de Figo descoberta 20 anos depois

CRIME Segurança condenado por roubar fotógrafo na festa de 2001, em Albufeira, deu identidade falsa com a qual foi condenado SURPRESA Verdadeiro Carlos A. só descobriu em 2021. Recorreu ao Supremo

- Sérgio A. Vitorino

Há casos na Justiça tão rocamboles­cos que apenas se acredita neles quando se leem as decisões dos tribunais. Ou não! Porque afinal há quem consiga enganar grosseiram­ente o sistema durante anos. E um desses casos foi desfeito há três semanas num recurso extraordin­ário ao Supremo Tribunal de Justiça. Um segurança do casamento do antigo futebolist­a Luís Figo, em 2001, foi condenado a um ano de prisão, suspensa, por ter roubado o rolo da máquina a um fotógrafo que tentava fotografar `à socapa' para o interior da Casa do Castelo, em Albufeira. Só que este segurança de 1,84 m de altura deu uma identidade falsa, que se manteve durante todo o processo até que o verdadeiro Carlos A., de 1,72 m, pintor da construção civil e não segurança, regressou em março de 2021 a Portugal e foi notificado da condenação de 2007 do caso onde nunca foi chamado, depôs ou soube.

O verdadeiro Carlos A. apresentou então queixa na Polícia Judiciária. Esta apurou que o tal segurança, que conseguiu identifica­r - era um antigo colega de casa de Carlos A. -, havia falsificad­o documentos: um bilhete de identidade português através da autorizaçã­o de residência do SEF do verdadeiro Carlos A., angolano. A conclusão da PJ - “são pessoas totalmente diferentes” - foi transmitid­a ao processo em fevereiro de 2022 e nela consta que o segurança tem uma longa ficha policial, esteve vários anos preso e até deu a sua verdadeira morada no processo do casamento de Figo.

O Supremo refere que se está perante um erro de identifica­ção do arguido e que não se pode concluir que tenha sido o falso Carlos A. a roubar porque ele não esteve em tribunal e, logo, não foi confrontad­o por vítima e testemunha. O processo foi remetido para o Tribunal de Faro, para que Carlos A. seja ilibado do roubo que não cometeu.

 ?? ?? 1Um outro segurança
afasta os fotógrafos
da festa exclusiva 2Figo e
Helen
1Um outro segurança afasta os fotógrafos da festa exclusiva 2Figo e Helen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal