Correio da Manha

Ventura diz ser também responsáve­l pelos episódios no Parlamento

- João Maltez

u O presidente do Chega, André Ventura, admitiu ontem, em entrevista à CMTV, que também foi responsáve­l pelos episódios do primeiro dia de trabalhos da nova legislatur­a no Parlamento, anteontem, marcado por várias tentativas falhadas de eleição de um novo presidente da Assembleia da República.

“Sou líder de um partido que poderia conseguir a maioria necessária [para a eleição do nome proposto pelo PSD, José Pedro Aguiar-Branco] e, nesse sentido, também admito que sou responsáve­l”, afirmou André Ventura, que voltou a insistir no apontar de culpas ao líder social-democrata, Luís

Montenegro, pela quebra de um entendimen­to que, afinal, foi estabeleci­do entre os líderes parlamenta­res dos dois partidos, reconheceu.

O acordo previa a eleição de um vice-presidente do Chega para a Assembleia da República, Diogo Pacheco de Amorim, que acabou mesmo por ser eleito com os votos do PSD. Segundo Ventura, o que este partido “queria era ter o apoio do Chega em segredo”.

Sobre o posicionam­ento que vai assumir relativame­nte a um eventual orçamento retificati­vo, André Ventura admitiu que poderá votar o mesmo favoravelm­ente, se responder às reivindica­ções da forças de segurança, professore­s, profission­ais de saúde ou oficiais de justiça. “Se assim for, o Chega não vai inviabiliz­ar o retificati­vo”, afiançou.

Já quanto a um possível apoio ao Orçamento do Estado de 2025, que o novo Governo deverá apresentar em outubro, Ventura diz que tal só sucederá se existir um acordo entre o seu partido e o PSD. Caso contrário, face à falta de uma maioria estável no

Parlamento, o líder do Chega deixou um alerta, ao afirmar: “O País que se prepare para anos de instabilid­ade.”

“O PAÍS QUE SE

PREPARE PARA ANOS DE INSTABILID­ADE”, APONTA LÍDER DO CHEGA

 ?? ?? Líder do Chega rejeita votar Orçamento de 2025 sem ter um acordo com o PSD
Líder do Chega rejeita votar Orçamento de 2025 sem ter um acordo com o PSD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal