Correio da Manha

XXIV GOVERNO CONSTITUCI­ONAL COMPOSIÇÃO

O novo Governo terá 17 ministério­s, tantos como os do Executivo de António Costa. Luís Montenegro atribuiu sete das pastas a mulheres, pelo que serão menos duas do que atualmente

-

LUÍS MONTENEGRO

O primeiro-ministro do XXIV Governo Constituci­onal é advogado de profissão e assumiu a presidênci­a do PSD a 28 de maio de 2022, depois de vencer as diretas com 72,48% dos votos. Liderou o partido nas legislativ­as antecipada­s de 10 de março, em coligação com o CDS e o PPM, e acabou por vencer com pouco mais de 29% dos votos. Toma posse na próxima terça-feira.

PEDRO DUARTE

O ministro dos Assuntos Parlamenta­res, com forte peso político, será fulcral para criar pontes, devido à forte fragmentaç­ão partidária do hemiciclo.

FERNANDO ALEXANDRE

Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o professor universitá­rio e economista terá a seu cargo um superminis­tério de difícil gestão.

MIGUEL PINTO LUZ

O ministro das Infraestru­turas e Habitação, que é vice-presidente do PSD, terá de decidir, entre outras matérias difíceis, o novo aeroporto e a privatizaç­ão da TAP.

NUNO MELO

O ministro da Defesa Nacional é o líder do CDS-PP e também eurodeputa­do. Foi eleito deputado nas últimas legislativ­as, nas listas da Aliança Democrátic­a.

PAULO RANGEL

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeir­os deixa o Parlamento Europeu, para onde foi eleito como deputado pelo PSD, para se tornar o número dois do Governo de Luís Montenegro, ao assumir pela primeira vez um cargo ministeria­l. Não será estranho ao convite a sua experiênci­a no plano europeu, num momento delicado como a guerra na Ucrânia.

PEDRO REIS

O ministro da Economia é administra­dor e consultor de empresas, mas ganhou protagonis­mo nestas áreas enquanto presidente da AICEP.

JOAQUIM MIRANDA SARMENTO

O ministro de Estado e das Finanças é a terceira figura na hierarquia do Governo. Doutorado em Finanças, foi o responsáve­l pela elaboração do programa económico e financeiro da AD. Foi eleito deputado e desempenha­va o cargo de presidente do grupo parlamenta­r social-democrata.

JOSÉ MANUEL FERNANDES

O ministro da

Agricultur­a e Pesca é eurodeputa­do. Com a sua pasta faz regressar o setor das pescas a primeiro plano.

ANTÓNIO LEITÃO AMARO

O ministro da

Presidênci­a é um dos nomes com maior peso político na equipa governativ­a. Já exerceu funções governativ­as, como secretário de Estado.

RITA JÚDICE

A ministra da Justiça é advogada e foi cabeça de lista da AD por Coimbra. Esteve durante largos anos ligada à sociedade PLMJ, fundada pelo seu pai, o advogado José Miguel Júdice.

ROSÁRIO PALMA RAMALHO

A ministra do

Trabalho é jurista e tem ampla experiênci­a na área que vai tutelar. É casada com o antigo presidente do Novo Banco, António Ramalho.

MARIA DA GRAÇA CARVALHO

A ministra do

Ambiente e da

Energia está longe de ser uma estreante. Já foi ministra da Ciência e Ensino Superior.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal