Correio da Manha

Prestação sobe em abril nos contratos a 12 meses

EURIBOR PREVISÃO

- Raquel Oliveira

u A prestação do empréstimo à habitação vai descer em abril para os contratos indexados a taxas Euribor a seis e três meses, agravando-se no prazo a 12 meses, de acordo com as simulações da Deco Proteste. A média da taxa no prazo de seis meses acompanhou as restantes e fixou-se abaixo de 4% em março.

Os empréstimo­s à taxa variável a 12 meses são os únicos destinados à habitação

que vão registar um aumento da prestação em abril. Num empréstimo de 150 mil euros, no prazo de 30 anos e um `spread' de 1%, a prestação passa de 773,19 euros para 779,76 euros, mais 6,57 euros por mês até abril de 2025, segundo os cálculos da Deco Proteste.

Em contrapart­ida, a média da taxa a seis meses fixou-se em 3,897%, permitindo que a prestação baixe de 807,98 euros para 795,82 euros, no caso de um empréstimo de 150 mil euros, no prazo de 30 anos e um spread de 1%. Ou seja, a revisão do contrato este mês dita uma descida de 12,16 euros.

Também a três meses a descida da taxa alivia a prestação de abril, em menos de um euro. Para um crédito nas mesmas condições, a prestação

irá descer para 798,37 euros, menos 0,91 euros face ao fixado em janeiro.

Para os próximos meses, a expectativ­a, de acordo com Muno Rico, economista da Deco Proteste e especialis­ta do setor bancário, é de que se continuem a registar “pequenas oscilações na evolução das taxas de juro, mantendo-se todavia em valores altos”.

A previsão é a de que o Banco Central Europeu possa começar a descer as suas taxas em junho.

MÉDIA MENSAL

A 12 MESES AUMENTA PRESTAÇÃO EM 6,57 EUROS PARA 779,76

 ?? ?? Médias mensais das taxas aliviam nos prazos mais curtos, mas voltam a subir no mais longo ª Expectativ­a é que se continuem a registar “pequenas oscilações na evolução das taxas”
Banco Central Europeu poderá começar a descer taxas em junho, o que permitirá aliviar a prestação mensal do crédito à habitação
Médias mensais das taxas aliviam nos prazos mais curtos, mas voltam a subir no mais longo ª Expectativ­a é que se continuem a registar “pequenas oscilações na evolução das taxas” Banco Central Europeu poderá começar a descer taxas em junho, o que permitirá aliviar a prestação mensal do crédito à habitação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal