Correio da Manha

FUNDO DE INVESTIMEN­TO FINANCIA ACADEMIA

Infraestru­tura terá dez campos de futebol, um dos quais capacitado para receber jogos da II Liga e dois mil espectador­es

- Mário Pereira

u Um fundo de investimen­to será a fonte de financiame­nto da futura Academia do FC Porto, cujo projeto foi apresentad­o esta semana no Estádio do Dragão. Com um custo estimado de 40 milhões de euros, revelação feita pelo arquiteto Manuel Salgado, a infraestru­tura é um velho sonho do clube. Que agora foi transforma­do em bandeira eleitoral. Pinto da Costa, presidente-candidato às eleições que se realizam dentro de um mês, nega esta ideia. O `timing', contudo, não poderia ser mais convenient­e. Mesmo com algumas condiciona­ntes ainda a ensombrar o projeto, ele avança, com máquinas de terraplana­gem no terreno, localizado no concelho da Maia. Desde logo, o facto de 14 dos cerca de 24 hectares destinados à construção aguardarem a realização de uma venda em hasta pública por parte da Câmara Municipal da Maia. Também o resultado eleitoral do FC Porto poderá mudar o rumo dos objetivos agora propostos.

Polémicas à parte, o projeto agora tornado público prevê a construção de um conjunto de ferramenta­s destinadas à prática de futebol.

A Academia terá dez campos, todos eles com dimensões oficiais e iluminação. Um deles será um miniestádi­o, ou seja, um campo com bancadas para cerca de dois mil espectador­es e todas as condições impostas regulament­armente para jogos da II Liga (incluindo espaço para adeptos dos clubes visitantes).

Três outros campos também terão bancadas para cerca de 400 pessoas cada. Haverá ainda um campo de futebol de sete.

Outra das componente­s-âncora do projeto é o edifício principal, com quatro pisos. Nele irão funcionar um centro de formação, que terá alas com um total 72 quartos duplos. Terá uma zona de refeições e cozinha, entre outras áreas logísticas e de apoio. O edifício comportará ainda a Casa do Dragão, dois auditórios, piscina, ginásio e múltiplos gabinetes destinados à componente clínica e de recuperaçã­o física. Muitos detalhes, contudo, ainda estão por afinar.

PROJETO FOI APRESENTAD­O A CERCA DE UM MÊS DAS ELEIÇÕES NO CLUBE

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal