Correio da Manha

Descida do IRS terá impacto em junho

Conselho de Ministros aprova novas tabelas de imposto sexta-feira PROMESSAS Montenegro quer cumprir o que disse na campanha eleitoral

- Miguel Alexandre Ganhão

u O Governo vai aprovar, na sexta-feira, em Conselho de Ministros a descida das taxas de IRS, tal como foi prometido pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na semana passada. A proposta de lei será enviada à Assembleia da República e, em simultâneo, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais fará um despacho alterando as taxas de retenção na fonte. Se tudo correr bem, os portuguese­s poderão sentir já em junho uma subida do rendimento derivada do alívio da carga fiscal.

Ontem mesmo, após o encontro como chefe do Governo espanhol em Madrid, Pedro Sánchez, Montenegro afirmou a este respeito que “não há nem verdade nem lealdade maior de um Governo que não seja cumprir aquilo a que se propôs na campanha eleitoral e é nisso que o Governo português está focado. Em cumprir o contrato que estabelece­u com o povo português”. Montenegro procurava esclarecer a dimensão do alívio fiscal prometido, depois de o ministro das Finanças ter dito que a despesa fiscal com a descida do IRS não ia além dos 200 milhões de euros.

Agora, fonte governamen­tal esclareceu que o “choque fiscal” prometido de cinco mil milhões de euros é para acontecer até ao fim da legislatur­a (2028). A descida de impostos pode ser desagregad­a da seguinte maneira; 1,5 mil milhões em taxas de IRC, 500 milhões em impostos que oneram a habitação e três mil milhões em IRS, repartidos por mil milhões para o IRS Jovem e outros mil milhões para os salários entregues como prémios de produtivid­ade.

Outra matéria que deve ficar definida na sexta-feira é se as novas tabelas de retenção na fonte se aplicam só para o futuro, ou se têm uma aplicação retroativa a janeiro. Esta decisão terá consequênc­ias no montante de reembolsos que os contribuin­tes vão receber em 2025.

mil milhões de euros é o valor global do “choque fiscal” proposto pela AD até 2028

 ?? ?? Luís Montenegro,
ontem, em Madrid, falou sobre a promessa de descer o IRS
Luís Montenegro, ontem, em Madrid, falou sobre a promessa de descer o IRS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal