Correio da Manha

Esquerda e Chega eliminam portagens

Via do Infante movimenta, em termos médios, nos meses de verão mais de 26 mil automóveis ª EFEITOS Entrada em vigor só a partir de janeiro de 2025

-

Diogo Carreira

u O PS conseguiu aprovar ontem uma proposta para acabar com as portagens em sete antigas Scut, para o que contou com o voto a favor dos deputados do Chega. PCP, BE, PAN e Livre também viabilizar­am o fim dos pagamentos nessas autoestrad­as (ver infografia). PSD e CDS votaram contra e a IL absteve-se.

Hugo Soares, líder da bancada do PSD, atirou-se ao Chega e ao PS, questionan­do se querem “ser oposição ou se querem ser bloqueio à governação”. O social-democrata tentou adiar a votação de todas as propostas sobre o fim das portagens, mas sem sucesso. E acabou a acusar os dois partidos de populismo.

As críticas foram rejeitadas pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos. “Nós não fizemos nenhum entendimen­to com o Chega”, garantiu, adiantando que o PS apenas está a fazer o seu trabalho.

“Mais uma vez, o Governo de Luís Montenegro está do lado errado da história”, apontou, por seu turno, André Ventura, presidente do Chega. Apesar de ter votado a favor do projeto socialista, Ventura não poupou nas críticas. “Este projeto do PS transmite um enorme sentimento de hipocrisia”, atirou, lembrando que partido esteve oito anos no Governo.

Pelo lado do Executivo, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamenta­res, garantiu que vão começar a trabalhar já com as concession­árias, mas que vai ser difícil. “Isto vai ser pago”, lembrou o ministro, que estima em 1,5 mil milhões de euros o custo do fim destas portagens até ao fim das concessões. O PS garante que o preço a pagar no próximo ano – a medida entra em vigor a 1 de janeiro de 2025 – será se cerca de 157 milhões de euros. Só na Via do Infante (A22), no Algarve, nos meses de verão, circulam, em média, 26 mil automóveis.

MEDIDA APRESENTAD­A PELOS SOCIALISTA­S TERÁ CUSTO DE 157 MILHÕES NO PRIMEIRO ANO

 ?? ?? A28 é uma das ex-Scut que vai deixar de ter
portagens
A28 é uma das ex-Scut que vai deixar de ter portagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal