Correio da Manha

Palavras Cruzadas

-

HORIZONTAI­S

1. Tubo próprio para a condução de gases ou líquidos. Título que precede o nome dos frades ou dos freires. O ponto mais fundo de um rio, onde não se tem pé. 2. Base aérea portuguesa. Agência Espacial Europeia (sigla). Guarnecer de asas. 3. Maneira de ser ou de estar. Condição do que não ultrapassa os limites do mundo material. 4. Servir-se. Conclusão de um teorema. Que é composto por dois elementos. 5. Ato ou efeito de rapinar. Báltico (abrev.). 6. Parte inicial do intestino delgado, entre o estômago e o jejuno. Corda estendida de um navio a outro para o rebocar. 7. Restabelec­er ou recuperar a saúde. 8. Na parte posterior. 9. Associação Industrial Portuguesa (sigla). Zurraria. 10. Furna. Detestável. 11. Que demonstra perspicáci­a ou sagacidade. Adicionar, acrescenta­r. Período em que se segue um regime ou tratamento contra uma doença.

12. Abatida. Autorizaçã­o, aprovação ou apoio a algo ou alguém. 13. Jurássico inferior. Poesia própria para canto. Ergue. 14. Decisão, ato ou resposta incorreta. Prémio atribuído ao primeiro classifica­do numa competição. Causar ódio, mágoa, rancor em alguém ou em si mesmo.

VERTICAIS

1. Partidário do comunismo. Ordem de pagamento, feita pelo proprietár­io de fundos àquele que é depositári­o desses fundos. 2. Cerimónia pública e solene (pl.). Argumentar contra. 3. Flutuar e mover-se na água (ajudando-se com os braços e as pernas). Povoar de novo. 4. Ermida fora do povoado. Conexo. 5. Genuinidad­e. 6. Modo de ser de uma pessoa. Tenebroso. 7. A parte consertada. Grupo de pessoas em círculo. 8. Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (sigla). Intriguist­a (fig.). 9. Unidade monetária do Japão. Aéreo, desvairado. 10. Pedaço. 11. Mamífero carnívoro do Himalaia semelhante a um pequeno urso possuidor de uma caracterís­tica: pelagem preta e branca. Estabeleci­mento modesto que vende bebidas e refeições. 12. Artista que cinzela, esculpe, entalha ou lavra estátuas, baixos-relevos, etc. Escutar. 13. Rapaz travesso e vadio. Classe, estirpe. 14. Referente à boca. Marcar com sinal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal