Filho de Marcelo deu contacto da mãe à Presidência
Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República, deu o contacto da mãe das gémeas luso-brasileiras ao chefe da Casa Civil da Presidência da República (PR). Foi em 29 de outubro de 2019 que o filho de Marcelo enviou a Fernando Frutuoso de Melo, por email, o número de telefone e o endereço eletrónico de Daniela Martins e do marido. Frutuoso de Melo é hoje ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas. Amanhã, é ouvida, na mesma comissão, Maria João Ruela, assessora para os Assuntos Sociais, a quem o Presidente da República pediu, através de um email enviado a
Frutuoso de Melo após ter recebido o pedido de ajuda do filho, para saber do que se tratava em relação às gémeas.
Nesse email enviado a Frutuoso de Melo, Nuno afirmou: “Segue um assunto que o meu pai passou à Dra. Maria João Ruela, mas até hoje nada evoluiu e ninguém falou com os pais das crianças. Segue um vídeo para perceberem o real estado
TRATAMENTO DAS CRIANÇAS CUSTOU AO ESTADO QUATRO MILHÕES DE EUROS
das crianças de 10 meses que estão internadas 24h com os movimentos a piorarem dia após dia.”
Dois dias depois, Frutuoso de Melo informou o filho de Marcelo, por email, sobre a situação: “Nuno, depois de termos contactado o hospital [de Santa Maria], achámos adequado envolver o Governo, pois a gestão das listas de espera é da responsabilidade do Ministério da Saúde.”
O caso das gémeas teve início com o pedido de ajuda de Nuno ao pai, por email, em 21 de outubro desse ano. Marcelo negou sempre qualquer influência no sentido de beneficiar as gémeas.
As crianças foram tratadas à atrofia muscular espinal, em Portugal, com o remédio Zolgensma, em junho de 2020, que custou ao Estado quatro milhões de euros.