VIEIRA DEFENDE-SE COM ILUSTRES NAS TRIBUNAS DOS RIVAIS
PROCESSO Ex-presidente do Benfica diz que oferta de bilhetes para jogos a juízes e políticos estende-se ao Sporting e FC Porto e quer prová-lo ªCASO Vieira vai ser julgado por oferta indevida de vantagem
u Luís Filipe Vieira, que vai a julgamento no processo ‘Operação Lex’ acusado de oferta indevida de vantagem, quer provar em tribunal que a oferta de bilhetes para jogos do Benfica, inclusive a juízes e políticos, era uma prática comum seguida nos quatro principais clubes de futebol nacionais. Este é um dos argumentos da defesa do ex-presidente do Benfica na contestação da acusação do caso ‘Lex’. No documento enviado ao Supremo, a que o CM teve acesso, Vieira afirma que “até à presente data e apesar de ser público que, pelo menos, o Sporting e o FC Porto dirigem convites a personalidades da área política, da Administração Pública e a personalidades ligadas à área da Justiça (nomeadamente a Senhores Juízes), apenas o Sport Lisboa e
Benfica viu a sua Tribuna Presidencial alvo de escrutínio, apesar de ser manifesto que os convites dirigidos a todos os seus ocupantes (inclusive a Rui Rangel) não constituíram vantagens indevidas concedidas no âmbito das funções públicas desempenhadas ou por causa delas”.
E, para provar o que diz, requer que o tribunal obrigue os clubes a juntarem ao processo a lista de presenças nas tribunas presidenciais em todos os jogos realizados nos estádios José de Alvalade, Dragão e Municipal de Braga, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017.
A acusação do Ministério Público sustenta que o antigo líder do Benfica estreitou relações com o ex-juiz desembargador Rui Rangel em 2016 para tentar resolver um processo fiscal que tinha pendente no Tribunal de Sintra, relativo a questões fiscais. Diz a acusação que o magistrado aproveitou o pedido de ajuda de Vieira para usufruir de mais vantagens relacionadas com o Benfica, nomeadamente bilhetes para o camarote presidencial e idas ao estrangeiro para ver a equipa.
EX-LÍDER DO BENFICA QUER VER LISTA DE PRESENÇAS NOS ESTÁDIOS DOS RIVAIS