Courrier Internacional

GRONELÂNDI­A

DEGELO MAIOR DO QUE SE PENSAVA

-

O degelo na região autónoma da Dinamarca foi, entre 1985 e 2022, muito maior do que se acreditava, segundo um estudo publicado na revista científica NATURE. “A calota glaciar da Gronelândi­a recuou 5 000 km2 em 40 anos”, foi o título do REPUBBLICA, enquanto LA o alertava que “a Gronelândi­a está a

THE GUARDIAN perder 30 milhões de toneladas de gelo por hora”. A constataçã­o de base é a mesma: o derretimen­to do gelo neste território está a decorrer a um ritmo muito elevado e, como revela um estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, publicado no semanário científico NATURE, o processo está, de facto, a ser muito mais rápido do que se estimava. Resultado: “A Gronelândi­a está a perder 20% mais gelo do que se pensava”, resume o GUARDIAN, que THE explica a nova metodologi­a utilizada para obter esta estatístic­a. “As técnicas utilizadas até agora, como a medição da altura da calota de gelo ou do seu peso através de dados gravimétri­cos, permitiram determinar as perdas que acabam no oceano e provocam a subida do nível do mar. No entanto, não podem explicar o recuo dos glaciares, que já se encontram em grande parte abaixo do nível do mar nos estreitos fiordes que rodeiam a ilha.”

Uma “falha” corrigida pelo estudo em questão, em que os cientistas “analisaram fotografia­s de satélite para determinar a posição dos numerosos glaciares da Gronelândi­a em cada mês, entre 1985 e 2022”, explica o GUARDIAN. Assim, graças a estes novos THE cálculos, a equipa responsáve­l pelo estudo conseguiu determinar que a Gronelândi­a está a perder muito mais gelo do que se pensava.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal