Destak

Luto municipal por um homem bom

Aos 69 anos, António Francisco dos Santos, bispo do Porto desde 2014, não resistiu a um ataque cardíaco. Funeral é amanhã à tarde, às 15h, na Sé Catedral.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Muitos dos 26 municípios dos distritos de Porto, Braga e Aveiro que integram a Diocese do Porto decretaram dois a três dias de luto municipal pela morte de Francisco dos Santos, que ontem sucumbiu a um ataque cardíaco às 9h30. Do mesmo modo, os candidatos independen­te Rui Moreira, do PS e do PSD/PPM à Câmara do Porto decidiram suspender ontem a sua campanha.

Ontem foi revelado que o funeral está marcado para as 15h de amanhã, na Sé Catedral, onde o corpo ficará em câmara ardente entre as 9h e a meia-noite de hoje – o que já aconteceu desde as 17h de ontem. O bispo deverá ficar sepultado na Sé portuense, o que ao fim da tarde de ontem ainda estava dependente de uma decisão do Cabido.

«Um enorme coração»

Sacerdote desde dezembro de 1972, Francisco dos Santos foi nomeado

Várias instituiçõ­es e personalid­ades lamentaram a perda de alguém «atento aos desfavorec­idos»

bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004. Dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro, onde ficou durante sete anos. Seria o escolhido para suceder a Manuel Clemente, o novo cardeal patriarca, em 2014.

Associação Empresaria­l do Porto, Universida­de do Porto, Cáritas Portuguesa ou Misericórd­ia do Porto foram algumas das instituiçõ­es que lamentaram a perda de um homem «bom», atento às causas sociais. Também os presidente­s da República, da Assembleia da República, o primeiro-ministro, PSD, CDS e, claro está, o cardeal patriarca, choraram a perda de «alguém com um enorme coração» e «personalid­ade cativadora».

 ??  ?? Foi bispo de Aveiro durante sete anos antes de suceder a Manuel Clemente
Foi bispo de Aveiro durante sete anos antes de suceder a Manuel Clemente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal