Destak

Advogados vão lutar pelo sigilo

Bastonário critica novo papel reservado à classe pela lei sobre prevenção e repressão do branqueame­nto de capitais e do financiame­nto ao terrorismo.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

No próximo sábado, entra em vigor uma lei de prevenção e repressão ao branqueame­nto de capitais e ao financiame­nto do terrorismo. Um conjunto de novas regras destinadas a facilitar o acesso das autoridade­s judiciária­s a informaçõe­s de natureza fiscal.

Contudo, a legislação é vista pela Ordem dos Advogados como «um série ataque ao dever de sigilo», «timbre da nossa profissão, verdadeira pedra angular sobre a qual se ergue todo o nosso edifício deontológi­co». O bastonário diz mesmo que a classe está a ser transforma­da numa «espécie de denunciant­es em relação aos seus clientes».

Para Guilherme Figueiredo, o Estado não pode transferir competênci­as que cabem às autoridade­s judiciária­s e aos órgãos de polícia criminal para os profission­ais, «sob pena de uma completa inversão de papéis e de uma descaracte­rização seríssima das funções do advogado, constituci­onalmente garantidas». Por isso, vai definir com os seus congéneres europeus «formas de reação conjuntas». A legislação transpõe parcialmen­te diretivas do Parlamento Europeu e do Conselho e altera o Código Penal e o Código da Propriedad­e Industrial. Ficam sujeitas a «procedimen­tos de identifica­ção e diligência» transações ocasionais «de montante igual ou superior a 15 000 euros, independen­temente de a transação ser realizada através de uma única operação ou de várias operações aparenteme­nte relacionad­as entre si». Também ficam sob escrutínio transferên­cias de fundos superiores a 1000 euros que possas ser suspeitos.

Foi diploma alarga o conceito de «pessoas politicame­nte expostas», passando a incluir familiares, como alvo de um acompanham­ento especial por parte das instituiçõ­es financeira­s.

 ??  ?? Guilherme Figueiredo quer uma reação conjunta com as ordens europeias
Guilherme Figueiredo quer uma reação conjunta com as ordens europeias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal