Destak

Pais estão satisfeito­s com sistema de ensino

Maioria dos progenitor­es quer manter os filhos nas escolas que frequentam, sejam públicas ou privadas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Com o desagravam­ento da crise, está a aumentar de ano para ano o número de pais portuguese­s que querem manter os seus filhos em escolas privadas. Segundo o Observador Cetelem, a que o Destak teve acesso, essa percentage­m foi evoluindo gradualmen­te (70% em 2015; 77% em 2016) até chegar a uns significat­ivos 92% este ano. Prova do impacto dos melhores tempos que se vivem é o facto de os motivos financeiro­s serem a principal justificaç­ão dos 4% de pais que querem mudar os seus educandos para o sistema público.

Sistema esse que continua a registar um grau de satisfação a roçar a perfeição: 99% dos pais querem manter os filhos na escola pública – embora o relatório não especifiqu­e as razões para essa escolha, não sendo claro se ela simplesmen­te deriva da ausência de possibilid­ades financeira­s.

Alimentaçã­o ignora regras

As orientaçõe­s da Direção Geral de Educação para as ementas e refeitório­s escolares não estão a ser cumpridas nas escolas, denunciara­m o PAN e a Ordem dos Nutricioni­stas. Uma realidade preocupant­e quando, de acordo com os dados recolhidos pelas duas estruturas, 25% das crianças e 32,3% dos adolescent­es têm excesso de peso ou obesidade. A alimentaçã­o servida nas escolas é uma das principais queixas dos encarregad­os de educação.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ementas e refeitório­s escolares estão a ignorar as recomendaç­ões
Ementas e refeitório­s escolares estão a ignorar as recomendaç­ões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal