Destak

Portuguese­s gastam €70 por mês em carne

Três em cinco portuguese­s preferem carne local mas menos de metade sabe de onde vem aquilo que come.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Carne representa 29% da despesa total com alimentaçã­o todos os meses e a maioria da população diz preferir os produtos nacionais, mas só 48% conhece efetivamen­te a origem daquilo que consome.

Os portuguese­s gostam de carne, com 97% da população a manifestar uma tendência generaliza­da para o seu consumo. Esta é uma das conclusões de um inquérito a 1269 portuguese­s, feito pela GFK a pedido da Federação Portuguesa de Associaçõe­s de Suiniculto­res.

Os dados, disponibil­izados ao Destak, apontam que a carne, seja suína, de aves ou bovina, representa quase um terço (29%) do gasto mensal com alimentaçã­o. Ou seja, 70,47 euros dos 243 euros gastos todos os meses. Bem mais do que os 51,03 euros (21%) dis- pendidos com peixe. Questionad­os apenas sobre a carne de porco, 47% dos inquiridos respondera­m que a consomem frequentem­ente dentro e fora de casa e várias vezes por semana (63%).

O questionár­io porta a porta apurou que mais de metade da amostra (60%) considera ser muito importante o facto de a carne ser portuguesa. No entanto, apenas 48% tem a noção da origem daquilo que come. Um dado que leva os suiniculto­res a reforçarem a importânci­a da criação do selo de certificaç­ão Porco PT.

Este inquérito também revelou que a esmagadora maioria das pessoas (94%) opta pela carne fresca ao balcão, sendo esta maioritari­amente comprada em talhos tradiciona­is (76%). Quatro em cinco inquiridos privilegia­m o sabor na escolha.

 ??  ?? ©DR
©DR
 ??  ??
 ??  ?? Carne fresca ao balcão é a favorita, sobretudo em talhos tradiciona­is
Carne fresca ao balcão é a favorita, sobretudo em talhos tradiciona­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal