Destak

Desejosos como há muito não se via

Estudo conclui que a propensão dos portuguese­s para fazer compras está nos níveis mais elevados em 15 anos. Mesmo com a confiança económica estagnada.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Continua a verificar-se uma tendência ascendente para uma maior propensão para as compras em Portugal. De acordo com um estudo da GFK, a que o Destak teve acesso, no 3º trimestre deste ano, a vontade de consumir dos portuguese­s atingia os 13 pontos (isto numa escala que vai de -80 a 80).

Trata-se do nível mais elevado desde o final de 2002, com uma subida de 8,9 pontos face ao segundo trimestre. E uma forte subida de 29,6 pontos em comparação com igual período do ano passado. Esta confiança recorde em 15 anos é ainda mais assinaláve­l quando os portuguese­s não mantiveram a tendência de subida sobre a expetativa económica.

Apesar do aumento homólogo de 19,9 pontos, a tendência de subida para a confiança no cresciment­o económico foi interrompi­da no 3º trimestre face aos primeiros seis meses do ano, recuando mesmo ligeiramen­te para os 37,7 pontos. Esta tendência vai de encontro aos dados ontem divulgados pelo INE.

O indicador de clima económico em Portugal disponível até setembro e o indicador de atividade económica dis- ponível até agosto estabiliza­ram, com o primeiro a situar-se nos 2,1 pontos (o mesmo que em agosto) e o segundo nos 3,1 pontos (valor registado pelo quarto ano consecutiv­o).

Confiança alastra pela Europa

Voltando ao estudo da GFK, a consultora refere que «a forte vontade de comprar irá, possivelme­nte, refletir-se numa mais sólida procura interna». Mas também as exportaçõe­s, que vem sendo o motor do cresciment­o económico em Portugal, poderão sair beneficiad­as.

É que também o consumidor europeu está cada vez mais tentado a abrir os cordões à bolsa, com o índice a atingir 20,9 pontos (acima dos 19,1 pontos do 2º trimestre e bem acima dos 13 registados em Portugal), o nível mais alto desde o final de 2007.

 ??  ?? Numa escala que vai até aos 80 pontos, a vontade de comprar está nos 13
Numa escala que vai até aos 80 pontos, a vontade de comprar está nos 13

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal