Destak

Passo em frente ou regresso ao passado

Rui Vitória testou o 4-3-3 em dois jogos, mas no campeonato vai voltar ao 4-4-2? Sérgio Conceição vai apostar em que guarda-redes? Coentrão vai descansar?

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Nem sempre o rescaldo das competiçõe­s europeias corre bem às equipas grandes, sobretudo depois de defrontare­m outros gigantes. Dos três crónicos candidatos ao título, o Benfica joga no meio, depois do FC Porto e antes do Sporting, mas continua a ser aquele que concentra os holofotes.

Não tanto pela aposta em Svilar, que Rui Vitória já disse que vai manter. Inclusive, o técnico encarnado parece ter encontrado um quarteto estável, com a aposta num cada vez mais impositivo Rúben Dias. A Liga parece ser propensa à propensão ofensiva de Douglas, mas é indiscutív­el que André Almeida parece mais fiável defensivam­ente.

E se Fejsa e Pizzi são indiscutív­eis, daí para a frente é que as coisas animam. Nos últimos dois jogos, Vitória alinhou sempre em 4-3-3, rompendo com dois anos de uma organizaçã­o ofensiva em 4-4-2. Mas nesses encontros o novo esquema tático foi aplicado por protagonis­tas completame­nte diferentes.

Acresce que em nenhum deles estava Jonas. Pelo que tem representa­do para a equipa, o brasileiro deverá ter lugar assegurado no 11, tal como Salvio, que ainda é o extremo mais regular nas exibições. Quem ocupa, então, as duas vagas que sobram? Rafa perdeu (ainda mais) espaço com o surgimento de Diogo Gonçalves e nor- malmente Cervi e Zivkovic iam alternando. E entrará na equipa um segundo avançado ou Krovinovic, que não está inscrito na Champions, vai ter o seu lugar ao sol?

Dúvidas na baliza e na lateral

No FC Porto, quando a equipa parecia (e, ainda assim, está) estabiliza­da, com dúvidas provocadas apenas por lesões, eis que surgiu a dúvida sobre quem será titular na baliza: Casillas ou José Sá. No Sporting, Coentrão deverá ser titular, mas Jonathan precisa de ganhar tarimba.

 ??  ?? Nos últimos dois encontros, Vitória mudou os quatro homens mais adiantados
Nos últimos dois encontros, Vitória mudou os quatro homens mais adiantados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal