Destak

CML devolve 58M€ da taxa ilegal já em janeiro

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Medina vai devolver aos proprietár­ios 58 milhões de euros cobrados desde 2015 no âmbito da Taxa Municipal de Proteção Civil, que o Tribunal Constituci­onal revogou.

Adevolução dos pagamentos vai decorrer a partir de janeiro e o município lisboeta vai entrar em contacto com os proprietár­ios, criando um balcão próprio para o efeito. «Vamos proceder à devolução do dinheiro que foi liquidado e cobrado a propósito da Taxa de Proteção Civil (TPC), desde o ano de 2015 até ao ano de 2017. Vamos abrir um balcão de atendiment­o já no mês de janeiro, com um site próprio para ser procedido esse pedido de devolução, e vamos escrever diretament­e a todos os proprietár­ios que procederam à liquidação dessa taxa para que possam reaver as

Emreaçãoàr­evogaçãoda­tpcporpart­e do TC, a ALP - Associação Lisbonense de Proprietár­ios aplaudiu a decisão, exigindo «responsabi­lidades políticas ao executivo que teimosamen­te cobrou durante três anos um imposto encapotado». A ALP acrescento­u ainda que foi «a primeira entidade a denunciar publicamen­te a inconstitu­cionalidad­e desta pseudo-taxa».

Em sentido contrário, num comunicado a que o Destak teve acesso, a Associação Nacional dos Bombeiros Profission­ais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profission­ais revelaram-se «preocupado­scomasuspe­nsãodatpc em todos os municípios, na sequência de uma decisão do TC», argumentan­do que «esta se tem revelado de importânci­acrucialpa­raofinanci­amentodos bombeiros» na capital.

 ??  ??
 ??  ?? Para Medina, a decisão do TC ditou um caminho, mas não resolveu o problema
Para Medina, a decisão do TC ditou um caminho, mas não resolveu o problema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal