Destak

Cinemateca Portuguesa e o medo na 7ª Arte

Instituiçã­o entra no ano de 2018 com um ciclo sobre as dimensões do medo, a exibir ao longo de janeiro.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

De Massacre no Texas a Psico, de Suspiria a Branca de Neve e os Sete Anões, a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, entra em 2018 com um ciclo dedicado às várias dimensões do medo, a exibir ao longo do primeiro mês do ano. O ciclo é «sobre o cinema do medo, do grande quase abstrato medo que faz o espectador sentir-se sozinho, mesmo seasaladec­inemaestiv­ercheiadeg­ente», informa a instituiçã­o.

Programa generoso

Com mais de 40 filmes selecionad­os, o ciclo abrirá a 3 de janeiro com L’arrivée d’un train en gare de la ciotat, um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière – 50 segundos de um só plano, da chegada de um comboio a uma estação, e que terá causado a sensação de pânico no público, quando foi exibido em 1895, por causa do efeito de ilusão visual. Para a mesma sessão de abertura será ainda exibido Psico (1960), um dos filmes em que Alfred Hitchcock, «‘o cineasta do medo’ por excelência, mais longe levou e mais radicalmen­te trabalhou o tema» do medo, salienta a Cinemateca.

O Despertar dos Mortos Vivos (1968), de George Romero; Alien, o Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott; Tubarão (1975), de Steven Spielberg; ou Shining (1980), de Stanley Kubrick, são alguns de outros clássicos escolhidos para ociclo–queincluia­indaumúnic­ofilme português,acurta-metragem“acaça” (1963), de Manoel de Oliveira.

 ??  ??
 ??  ?? Todas as informaçõe­s no site oficial: http://www.cinemateca.pt/
Todas as informaçõe­s no site oficial: http://www.cinemateca.pt/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal