Destak

Um dia para recordar só por bons motivos

Gostos pessoais à parte, é notório o peso que tiveram Salvador Sobral, a visita do Papa e o tetra do Benfica.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Foi um dia cheio do princípio ao fim, o de 13 de maio de 2017: de manhã o Papa Francisco canonizou em Fátima os pastorinho­s Francisco e Jacinta; à tarde o Benfica conquistou um inédito tetracampe­onato (algo que Sporting e FC Porto já tinham conseguido); e à noite Portugal venceu o Festival Eurovisão da Canção pela 1ª vez.

As histórias não se devem começar pelo fim. Mas neste caso é inevitável falar primeiro de Salvador Sobral, alavancado à categoria de herói nacional – com os elogios e críticas que o estatuto acarreta. O cantor deixou pou- cos indiferent­es, não só pela interpreta­ção icónica de Amar pelos Dois – canção que a sua irmã Luísa escreveu e com a qual conquistou uma Europa de gosto tantas vezes discutível –, mas também pela sua personalid­ade. Não é acaso que o seu nome tenha sido a palavra mais pesquisada no Google – largos milhares de portuguese­s não perderam pitada da evolução do seu estado de saúde – ou que tenha sido eleito (junto com a irmã) a personali- dade do ano pela imprensa estrangei- ra em Portugal.

Outra figura querida é o Papa Fran- cisco, que levou as comemoraçõ­es do Centenário das Aparições para um pa- tamar dificilmen­te repetível. Menos consensual é agora Rui Vitória, que de setembro para cá perdeu algum do crédito conquistad­o com um desem- penho histórico ao serviço das águias.

 ??  ?? Salvador Sobral está a recuperar de um transplant­e ao coração
Salvador Sobral está a recuperar de um transplant­e ao coração
 ??  ?? © JOÃO MIGUEL RODRIGUES Zé Pedro faleceu a 30 de novembro
© JOÃO MIGUEL RODRIGUES Zé Pedro faleceu a 30 de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal