Destak

«O meu pai era um daqueles contabilis­tas que dava muita atenção à lógica das despesas»

-

e tolerância, foi aplicada ao novo filme?

A ideia de igualdade e tolerância – ou seja, a ideia de que devemos aceitar o que somos em vez de andarmos sempre preocupado­s com aquilo que os outros pensam de nós – foi um dos grandes legados que nos ficou do empresário P. T. Barnum. Toda a gente sabe que foi acusado de explorar alguns indivíduos menos típicos, mas a verdade é que todos eles faziam parte da família. O Tom Thumb vivia na casa do empresário. Casou-se na casa do patrão. O homem das tatuagens chegou a ter 10 milhões de dólares no banco, de salários acumulados. Eram pessoas famosas e respeitada­s. A rainha Victoria, por exemplo, era uma grande admiradora de todos os artistas que apareciam naquele circo. Insistia em ir visitá-los. Ora bem, isso foi uma espécie de revolução cultural porque, até então, as pessoas chamadas deformadas eram vistas como amaldiçoad­as por deus. Eram escondidas pela família, humilhadas, rejeitadas – como foi o caso do Homem Elefante. Entretanto, o ambiente cultural mudou. Hoje sabemos que aquilo que faz de nós pessoas diferentes é a mesma coisa que nos torna especiais. Temos que ter orgulho na nossa infinita especifici­dade.

Nota algumas semelhança­s entre os artistas de circo e as crianças, os filhos, que tem lá em casa? Acho que é na infância que mais agonizamos com as nossas inseguranç­as pessoais…

Como no filme, o lema geral continua a ser: sente orgulho do que és. Sim, há filhos lá em casa. Sei que qualquer adolescent­e passa por uma fase com esses contornos. Há como que um desejo escondido, uma necessidad­e de ser normal, não sair dos eixos. No filme, a Keala Settle oferece-nos um grande espetáculo na realização dessa parte da história. Que artista fenomenal. Acho que a canção This is Me vai, aliás, transforma­r-se numa espécie de hino de toda uma geração.

«O homem das tatuagens chegou a ter 10 milhões de dólares no banco, de salários acumulados»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal