Destak

Vida de Mário Soares vai motivar exposição

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Na inauguraçã­o de uma mostra no Cemitério dos Prazeres, presidente da Câmara de Lisboa assumiu «total empenho» no legado do ex-presidente da República.

As principais figuras do Estado estiveram ontem no tributo a Mário Soares, um ano após a sua morte. A cerimónia decorreu no Cemitério dos Prazeres, cuja galeria de exposições temporária­s da capela vai ter patente, até 10 de junho, a mostra A Cerimónia do Adeus - O Funeral de Estado de Mário Soares Visto pelos Fotógrafos”. Trata-se de 49 fotografia­s de fotojornal­istas portuguese­s que acompanhar­am as cerimónias fúnebres do ex-chefe de Estado.

O primeiro a falar foi Fernando Medina, que assumiu «o compromiss­o firme da Câmara de Lisboa no total empenho para promover, divulgar o legado de Mário Soares». «Comecemos, talvez, por uma grande exposição sobre a vida de Mário Soares, estando certos de que este será em si mesmo um ato cívico e cultural, refletindo a vitalidade, a grandeza e o amor pela liberdade» que ele sempre demonstrou.

O Presidente da República defendeu que Mário Soares invoca Portugal a não trocar «o sonho pelo acomodamen­to» e a lutar por «mais liberdade, mais igualdade, mais democracia e mais Europa dos europeus». Já o primeiro-ministro e secretário-geral do PS considerou que a mais justa homenagem é «continuar o seu combate por um Portugal melhor» e que «esse desígnio é cumprido diariament­e honrando as suas lutas».

Também o presidente da Assembleia da República destacou que evocar Mário Soares é «valorizar as suas causas de sempre», enquanto João Soares deixou claro que o pai «mereceu o lugar que tem na história» de Portugal, devido à «coragem, visão, cultura, serenidade, o seu amor a Portugal e aos portuguese­s».

 ??  ??
 ??  ?? Tributo decorreu em Lisboa, onde estão expostas 49 fotos do funeral de Estado
Tributo decorreu em Lisboa, onde estão expostas 49 fotos do funeral de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal