Destak

Hospitais com excelência, mas menos conforto

Maioria dos hospitais com excelência clínica, mas conforto piora, revela a Entidade Reguladora da Saúde.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Amaioria dos 159 hospitais avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em 2017 – através do chamado Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da Entidade Reguladora – obteve classifica­ção de excelência clínica, cumprindo todos os critérios de qualidade exigidos, mas na área do conforto das instalaçõe­s as unidades estão a piorar.

Na dimensão de excelência clínica, dos 159 estabeleci­mentos abrangidos 127 tiveram classifica­ção. Destes, 112 (70%) conseguira­m a atribuição da estrela correspond­ente ao primeiro nível de avaliação – das unidades avaliadas, 87 são públicas, 47 privadas e 26 pertencem ao setor social.

Segundo a avaliação da ERS, foi verificada uma melhoria dos valores de referência de alguns dos indicadore­s da pediatria, da neurologia relativa ao acidente vascular cerebral, da cardiologi­a referente ao enfarte agudo do miocárdio e também da área da obstetríci­a, cirurgia de ambulatóri­o, cuidados intensivos e avaliação da dor aguda.

Instalaçõe­s voltam a desiludir

No que se refere à dimensão Adequação e Conforto das Instalaçõe­s, a percentage­m de unidades que cumpriram todos os parâmetros de qualidade exigidos no primeiro nível de avaliação voltouades­cerem2017,comosucede­uem 2016, depois de se ter atingido o máximo em 2015: das 159 unidades, 111 conseguira­m obter o primeiro nível de avaliação em 2017, o que dá 70% do total, a percentage­m mais baixa desde 2013.

 ??  ??
 ??  ?? © ISTOCK Das unidades avaliadas, 87 são públicas, 47 privadas e 26 são do setor social
© ISTOCK Das unidades avaliadas, 87 são públicas, 47 privadas e 26 são do setor social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal