Destak

Importação de carros está a ganhar terreno

Por cada três carros novos vendidos no ano passado foi importado um automável usado, com 5 a 10 anos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Depois da grande recessão em 2012, que por sua vez levou a cresciment­os recordes (como o de 30% em 2014), o mercado automóvel tem vindo a estabiliza­r em Portugal, onde continua a predominar uma tendência antiga: vendem-se mais viaturas usadas do que novas.

Para a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), vários fatores explicam o cresciment­o do mercado de usados. Por um lado, os portuguese­s estão a consumir mais, por outro a legislação favorece a compra destes veículos, pois quanto mais velhos menor é o imposto pago. Uma «contradiçã­o» face às políticas ambientais do país.

Segundo os dados da ACAP, no ano passado, foram vendidos aproximada­mente 222 mil veículos novos. Já a importação de carros usados, impulsiona­da com o desconto no ISV atribuído a viaturas que tenham entre 5 e 10 anos, totalizou 66 193 unidades. Ou seja, a cada três carros novos que começaram a circular nas estradas portuguesa­s juntou-se-lhes uma viatura usada vinda do estrangeir­o.

Produção está a crescer

Em 2017, foram produzidos em Portugal 175 mil veículos, mais 37% do que no ano anterior, e em 2018 «poderão ser fabricados 240 mil veículos, o que correspond­e a mais 37% do que no ano precedente». Em 2020, a ACAP aponta para 300 mil unidades.

 ??  ??
 ??  ?? Aproximada­mente 222 mil carros saíram dos stands para as estradas
Aproximada­mente 222 mil carros saíram dos stands para as estradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal