Destak

Acesso sem controlo às redes sociais

Em 2016/17, 97% dos jovens entre os 15 e os 22 anos que andavam no secundário tinham internet no telemóvel e só 20% fala em restrições impostas pelos pais.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Para perceber a evolução do impacto dos telemóveis junto da comunidade estudantil, uma equipa de investigad­ores do INOV-INESC/IST levou a cabo um total de 9091 inquéritos entre 2010/11 e 2016/17. Respondera­m jovens entre os 15 e os 22 anos de 138 estabeleci­mentos de ensino secundário em todo o país.

Se em 2010/11 um terço dos alunos tinham internet no telemóvel, essa percentage­m subiu para 97% seis anos depois. Daí que o acesso às redes sociais tenha aumentado quatro vezes no mesmo período, num universo em que mais de 92% dos alunos possuem um tarifário que inclui pacote de dados.

No entanto, apenas 20% dos estudantes aponta restrições à utilização por parte dos pais. Ou seja, quatro em cinco jovens acediam ao Facebook, Instagram ou outras redes sem qualquer controlo parental.

Custo médio mensal de 9,86€

Os resultados cedidos ao Destakmost­ram que a maioria dos inquiridos tem telemóvel desde os 10 anos, quando normalment­e se entra no 2º ciclo do ensino básico. Apenas 39 alunos indicaram não ter qualquer dispositiv­o de comunicaçõ­es móveis, embora só 6% tenha mais do que um terminal.

Graças aos planos de dados e aos tarifários com comunicaçõ­es ilimitadas, mesmo entre operadoras diferentes, o gasto mensal médio para todos os alunos situa-se nos 9,86€. Além do acesso à internet, os serviços mais utilizados pelos jovens portuguese­s são a Voz, o SMS e ouvir música/rádio, com uma elevada percentage­m de utilização do auricular: 58,%.

Enviadas 93 SMS diariament­e

Em média, os alunos portuguese­s falam ao telemóvel cerca de 27 minutos por dia e enviam 93 SMS – serviços como Whatsapp, Viber e Snapchat alteraram as dinâmicas. As raparigas fazem telefonema­s mais longos (mais 8 minutos por dia) e enviam mais SMS (mais 14 por dia) do que os rapazes.

 ??  ?? Raparigas falam mais tempo ao telemóvel e enviam mais mensagens por dia
Raparigas falam mais tempo ao telemóvel e enviam mais mensagens por dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal