Destak

É «urgente» uma solução para a Linha de Cascais

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Líder da Câmara Municipal de Cascais volta a defender ser «absolutame­nte urgente e emergente» uma solução para a linha ferroviári­a. Situação de «quase desespero».

Àmargem de uma conferênci­a de mobilidade, no Estoril, presidente da Câmara Municipal de Cascais salientou apoiar soluções que «possam ultrapassa­r a limitação que hoje existe na Linha de Cascais», acrescenta­ndo haver uma «panóplia de soluções, que tem a ver com a intensidad­e de investimen­to, soluções tecnológic­as». «Mas nós estamos numa fase que, diria, é quase desespero. Venha uma solução que é absolutame­nte urgente e emergente», resumiu. Quando questionad­o sobre a hipótese levantada recentemen­te, em declaraçõe­s ao jornal Público, pelo presi- dente da vizinha Câmara Municipal de Oeiras,isaltinomo­rais–dequeoscom­boios sejam substituíd­os por elétricos –, o autarca de Cascais repetiu que há um «problema grave ao nível da Linha de Cascais», reforçando a ideia de que «é uma solução de transporte absolutame­nte necessária, o transporte pendular com Lisboa».

Promessa antiga

O autarca recordou ainda que havia uma «solução apontada no final da anterior legislatur­a» e que era apoiada por Cascais, Oeiras e Lisboa (os três concelhos abrangidos pela linha).

Já em fevereiro deste ano, o atual ministro do Planeament­o e das Infraestru­turas, Pedro Marques, afirmou, em comissão parlamenta­r, que o Governo vai afetar uma verba para modernizaç­ão e renovação da Linha de Cascais no âmbito da sua proposta de reprograma­ção do Portugal 2020 – segundo o ministro, na combinação de dois anos, 2016 e 2017, com o investimen­to na infraestru­tura e material circulante da Linha de Cascais, multiplico­u-se «praticamen­te por 100 o investimen­to do ano 2014 do governo PSD/CDS-PP na linha de Cascais».

 ??  ?? «Mas nós estamos numa fase que, diria, é quase desespero», diz Carreiras
«Mas nós estamos numa fase que, diria, é quase desespero», diz Carreiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal